A Conmebol, entidade que comanda o futebol na América do Sul, está com planos de alterar o formato de disputa da Copa Sul-americana nos próximos anos.
A ideia da Conmebol é de implementar o mesmo formato da Libertadores na Copa Sul-americana, com uma fase de grupos no início do torneio.
As conversas para mudança no formato do segundo principal torneio continental da América do Sul já vinham acontecendo, mas foram paralisadas por causa da pandemia de coronavírus, o que dificulta a alteração já para o ano que vem.
O principal ponto que pesa a favor da implementação da fase de grupos na Sul-americana é aumentar o número de jogos dos principais clubes que disputam a competição.
Com pelo menos seis jogos garantidos na primeira fase, clubes tradicionais garantiriam maiores receitas televisivas para o torneio e para eles mesmos.
Em 2020, por exemplo, quatro brasileiros deixaram o torneio logo na primeira fase: Atlético Mineiro, Fortaleza, Fluminense e Goiás.
Vale ressaltar que os clubes brasileiros são responsáveis por uma grande parte da audiência das competições sul-americanas.
No futebol europeu, a Liga Europa segue formato semelhante ao da Champions League, com fase de grupos e fases de mata-mata em seguida.
Sul-americana de 2020
Paralisada por conta da pandemia de coronavírus, a Sul-americana tem previsão de retorno para o mês de setembro. Bahia e Vasco são os únicos brasileiros que ainda estão na disputa.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.