é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | História

Publicada em 31 de dezembro de 2018 às 10h31

Retrospectiva 2018: relembre a trajetória do Bahia no ano

Esquadrão disputou 75 partidas, ganhou um título, se destacou em torneios nacionais e na Sul-americana

Victor de Freitas

2018-11-10-12-35_capatime120
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O ano de 2018 está indo embora nesta segunda-feira (31). Para celebrar a passagem de ano, vale relembrar os momentos que ficam guardados na memória dos 365 dias que passaram. Para a torcida tricolor, a temporada foi proveitosa, com conquistas importantes dentro e fora de campo.

Ao longo de 2018, o Bahia se firmou por mais um ano como o time nordestino que vive a melhor fase, tanto dentro, como fora dos gramados, tendo disputado cinco competições na temporada, terminando como o time que mais atuou – 75 jogos oficiais.

Campeonato Baiano: mais um troféu para a galeria

O ano foi iniciado com a conquista do Campeonato Baiano, em um torneio marcado por confusão, expulsões, fuga e tribunais. O primeiro Ba-Vi da temporada foi manchado pelo W.O sofrido pelo Vitória dentro do próprio Barradão, ao receber sete cartões vermelhos, o último deles sendo forçado para acabar o jogo antes da hora por falta de um número mínimo de atletas em campo.

Com uma campanha tranquila até a decisão, o Esquadrão derrotou o rival nos dois jogos decisivos – por 2 a 1 na Fonte Nova e por 1 a 0 no Barradão.

Copa do Nordeste: perda do título na final

A maior decepção tricolor em 2018 foi certamente a perda do título na final da Copa do Nordeste. Depois de perder por 1 a 0 para o Sampaio Corrêa no jogo de ida, o Tricolor ficou no 0 a 0 na Fonte Nova. A partida marcou o maior público do Bahia na temporada – 45.378 torcedores.

Copa do Brasil: parou no campeão brasileiro

O Bahia iniciou a Copa do Brasil nas oitavas de finais, eliminando o Vasco. Já nas quartas de finais, o Esquadrão acabou por ser eliminado diante do Palmeiras, clube que viria a ser campeão do Brasileirão nos meses seguintes.

Apesar de todo o poderio financeiro e do elenco milionário palmeirense, o Bahia conseguiu jogar de igual para igual nas duas partidas, empatando em 0 a 0 na Fonte Nova e perdendo por 1 a 0 na partida de volta, em São Paulo.

Copa Sul-americana: campanha histórica e eliminação para o... VAR

Com um futebol seguro nas duas primeiras fases, o Bahia bateu sem maiores problemas os estrangeiros Blooming-BOL e Cerro-URU. Nas oitavas de finais, o adversário foi o Botafogo, vencido pelo Tricolor nos pênaltis em pleno Nilton Santos.

Nas quartas de finais, o Esquadrão enfrentou o Athletico Paranaense – que acabou sendo campeão do torneio – mas quem o eliminou foi a arbitragem. Na partida de ida, na Fonte Nova, o Bahia teve dois gols mal anulados pela arbitragem, mesmo com o auxílio do VAR.

Na Arena da Baixada, o Tricolor iniciou o jogo com mais um gol mal anulado pela arbitragem. Apesar de toda a dificuldade, O Bahia ainda venceu este jogo, com Grolli, mas perdeu nos pênaltis.

Campeonato Brasileiro: melhor colocação nos pontos corridos

Após conquistar sua maior pontuação nos pontos corridos em 2017, o Bahia fechou a temporada de 2018 com a sua melhor colocação desde 2013, quando foi implementado o Brasileirão em dois turnos com pontos corridos.

A trajetória tricolor no torneio foi marcada por “altos e baixos”. Ou melhor, “baixos e altos”. Foi iniciada com uma campanha negativa sob o comando de Guto Ferreira, com cinco derrotas sem marcar nenhum gol sequer fora de casa. Até que veio a demissão.

Com a chegada de Enderson Moreira, o desempenho foi melhor e garantiu uma colocação intermediária na classificação, chegando a sonhar com G-6. Nos últimos dez jogos, o Tricolor teve a quarta melhor campanha, fechando o torneio positivamente.

Hegemonia em Ba-Vis ampliada

Em 2018, foram disputados cinco Ba-Vis e a hegemonia tricolor em clássicos recentes foi ampliada. Agora, são dez jogos sem perder para o rival Vitória.

Fora de campo

Fora das quatro linhas, o Bahia teve seu primeiro ano sob o comando do presidente Guilherme Bellintani. Com a mudança na gestão, houve inovações no clube. A maior delas, sem dúvidas, foi o lançamento de uma marca própria batizada de Esquadrão.

O planejamento definir para fazer a mudança definitiva para a Cidade Tricolor já em 2019, novo contrato assinado com a Arena Fonte Nova e inauguração da Loja do Esquadrão, destaque a projetos e causas sociais, destaque na luta contra o racismo no esporte, encontros com torcedores, como o evento Gestão em Campo, também foram outras conquistas.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras