é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Sulamericana

Publicada em 21 de abril de 2020 às 20h33

OMS sugere que torneios internacionais só retornem em 2022

Organização Mundial de Saúde apresenta estudos que apontam a importância de não haver competições continentais entre 2020 e 2021

Victor de Freitas

2020-02-24-12-28_capaarbitropatricioloustau
Fonte: AP Photo / Ricardo Mazalan

A paralisação do futebol internacional por conta do coronavírus pode estar apenas no começo. Em um cenário ideal, a Organização Mundial de Saúde (OMS), vê que torneios continentais só retornem em 2022.

A projeção foi feita pela OMS em uma reunião com a UEFA e alguns clubes europeus. Para a organização, o futebol, ao menos continental, deve permanecer paralisado pelo menos até o final de 2021.

Isto porque estudos feitos por médicos e epidemiologistas da OMS apontam que o novo coronavírus pode seguir representando perigo até mesmo ao longo do próximo ano.

Caso a sugestão seja acatada pela UEFA, competições como Champions League, Europa League, Eurocopa e eliminatórias europeias para a Copa do Mundo só retornariam em 2022.

E, com a possibilidade de que competições europeias sejam suspensas por mais um ano e meio, também seria provável que o quadro fosse repetido nos torneios de outros continentes. Na América do Sul, Libertadores, Sul-americana, Copa América e Eliminatórias para a Copa do Mundo sofreriam uma pausa brusca.

Durante a conversa entre UEFA, clubes e OMS, foi levantada uma questão: se houver caso de contagio em um jogo com portões abertos, o clube mandante seria responsabilizado e precisaria pagar indenizações?

A única decisão definitiva tomada pela UEFA quanto aos seus torneios foi a suspensão da Eurocopa, que foi transferida de 2020 para 2021. Os demais torneios continentais aguardam o restabelecimento dos países para poderem retornar.

Dentro dos países, o futebol alemão e o austríaco caminham a passos largos para retornarem nas próximas semanas. Na Áustria, inclusive, há clubes que já voltaram aos treinamentos.

 
leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.