é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 01 de maio de 2020 às 09h18

Ministério da Saúde é a favor da volta do futebol, mas faz ressalvas

MS é favorável ao retorno desde que sejam atendidas todas as medidas de segurança, saúde e higiene

Victor de Freitas

2020-03-08-11-26_capabahiaxconfianca3
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Ministério da Saúde deu parecer favorável à retomada do futebol, após o envio de uma proposta de guia médico para o retorno, feito pela CBF e por clubes, mas fez ressalvas importantes para que as regras de combate à transmissão da Covid-19 continuem sendo respeitadas.

Conforme previsto pelo presidente Jair Bolsonaro, o Ministério da Saúde disse ser a favor da volta do futebol por se tratar de mais uma forma de redução do deslocamento social. Em sua conclusão ao documento apresentado pela saúde, foi afirmado que:

“Reconhecendo que o futebol é uma atividade esportiva relevante no contexto brasileiro e que sua retomada pode contribuir para as medidas de redução do deslocamento social através da teletransmissão dos jogos para domicílio, este Ministério da Saúde é favorável ao retorno das atividades do futebol brasileiro, desde que atendidas todas as medidas apresentadas neste parecer”.

O Ministério faz ressalvas que requerem atenção por parte das autoridades do esporte. A principal delas é a importância de realizar testagens e retestagens frequentes.

O MS quer que a CBF " e avaliações garanta a realização dos testes constantes não apenas nos atletas, mas também que seja ofertado aos membros das comissões técnicas, funcionários e colaboradores, assim como respectivos familiares e contactantes próximos".

Outra ressalva fica por conta da possível dificuldade que pode ser encontrada no momento de adquirir testes em massa.

“Cabe ressaltar que no momento, a disponibilização de testes rápidos no sistema de saúde encontra-se saturada diante das necessidades da população brasileira (...) Diante da afirmação acima, na proposta apresentada, não fica evidenciado onde serão realizados os testes, periodicidade e critérios de retestagem, e como serão assistidos caso o diagnóstico dos atletas seja positivo”.

Portanto:

“O Ministério da Saúde ressalta a importância de apresentação de um Plano estratégico geral detalhado, pactuado entre os diversos setores para o retorno das atividades futebolísticas sem a presença de público externo e planos de ação locais contendo a descrição das medidas de saúde, segurança e higiene, periodicidade de execução e responsáveis, que devem ser apresentados e validados pela autoridade de saúde local”.

Autorização para treinos será dada pelas autoridades locais

“Além disso, cabe ressaltar que a autorização acerca do início das atividades de treinamento nas localidades deve ser do Secretário Municipal, pois o Ministério da Saúde não irá contrapor uma decisão do gestor local que é quem está vivendo o problema”.

Treinamentos coletivos

“No tópico 12 que trata da fase de treinamentos coletivos, várias medidas descritas no tópico 11, referente a treinamentos individuais ou em pequenos grupos, não estão contempladas, sendo o momento de treino coletivo, mais crítico e com necessidade de medidas específicas. Assim, Ministério da Saúde sugere uma discussão mais aprofundada, sobre as ações previstas nestas fases para consensuar os procedimentos de saúde e segurança essenciais em cada uma delas”.

Recomendações do MS

“A documentação apresentada não se caracteriza como um plano de ação para a retomada das atividades de futebol em nível estadual e nacional, carecendo de ajustes direcionados para uma retomada segura e adequada considerando as diferenças epidemiológicas loco-regionais”.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras