é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Luto: ex-presidente do Bahia, Fernando Schmidt faleceu hoje

Notícia
História
Publicada em 4 de maio de 2020 às 09:22 por Marcelo Barreto

Fernando Schmidt faleceu nesta madrugada (04), aos 76 anos de idade. Ele estava internado há duas semanas na UTI do Hospital Jorge Valente, por conta de uma enfermidade neurológica. Fernando foi presidente do Bahia por duas vezes, em ambas as passagens Schmidt fez história. Na 1ª eleição (1975-79), foi tetracampeão baiano, coroando o hepta tricolor e a famosa década de ouro do Bahia. Durante sua gestão, houve a construção do Fazendão, CT que deu mais estrutura ao clube e influenciou diretamente para a conquista da segunda estrela em 1988.

Na 2ª eleição (2013-14), foi eleito pelos sócios (as) tricolores com 67% dos votos, tornando-se o primeiro presidente democraticamente eleito na história do Bahia. Desta vez, ajudou o clube na recuperação financeira e do patrimônio, foi em sua gestão que começaram as negociações para recuperar os atuais centros de treinamento (Fazendão e Cidade Tricolor).

Além do Bahia, Fernando também atuou na esfera política, durante os anos de 1986 a 1988 foi chefe da Casa Civil na gestão de Mário Kertész, pela prefeitura de Salvador. Em 2003, durante a presidência de Lula, foi Ministro do Trabalho e Emprego (hoje extinto) e secretário estadual no governo de Jaques Wagner em 2013.

Em nota, o Bahia lamenta o falecimento do ex-presidente e lembrou dos seus feitos durante suas gestões a frente do clube: “Entre os feitos dos 15 meses de sua mais recente gestão, além do título baiano de 2014, pavimentou o processo de recuperação e ampliação do patrimônio azul, vermelho e branco. ‘É com muita emoção que faço o anúncio dessa negociação (retomada do Fazendão e da Cidade Tricolor) como legado deste mandato-tampão, de pouco mais de um ano, que estamos concluindo’, disse na época. E lembrou: ‘Recebemos o clube com zero em caixa, zero em patrimônio, zero em documentos, zero em planejamento, zero em transparência, quase zero em sócios’. Toda a evolução administrativa e esportiva saboreada pelo Bahia Democrático, nacionalmente reconhecida e exaltada, iniciava-se ali”.

O sepultamento do ex-presidente tricolor será nesta segunda-feira, às 15h, no Cemitério do Campo Santo, no bairro da Federação.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras