é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | História

Publicada em 19 de junho de 2020 às 16h50

Jornalista e tricolor, Joca ‘Pena de Aço’ morre aos 84 anos

Esporte Clube Bahia prestou homenagem ao tricolor

Victor de Freitas

2020-06-19-16-39_capajocateixeira
Fonte: Divulgação

O jornalista João Carlos Teixeira Gomes, mais conhecido como “Joca”, faleceu aos 84 anos, no final dessa última quinta-feira (18), em decorrência de falência múltipla de órgãos após uma semana de internação no Hospital da Bahia.

Um dos fundadores do antigo Jornal da Bahia, Joca Pena de Aço – como também era apelidado – era membro da Academia Baiana de Letras e fez parte do Geração Mapa, ao lado do cineasta Glauber Rocha.

Tricolor durante toda a sua vida, Joca era filho do primeiro goleiro da história do Bahia, Teixeira Gomes, do time de 1931 e frequentemente contava história de que seus pais se conheceram em um jogo do Esquadrão de Aço.

Ele marcou presença no filme Bahêa Minha Vida, de 2011, e participou da luta pela democracia no clube.

Além de jornalista, Joca também era poeta e escritor. Ele foi autor de obras como o polêmico livro “Memórias das Trevas – Uma devassa na vida de Antônio Carlos Magalhães”, sobre o então ex-governador do estado.

Como última vontade, Joca Pena de Aço pediu para ser enterrado com uma bandeira azul, vermelha e branca, simbolizando o Esporte Clube Bahia. O sepultamento aconteceu nessa sexta-feira (19).

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras