é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Baiano

Publicada em 08 de maio de 2020 às 12h09

Fifa oficializa regra de cinco substituições por jogo em competições

Inicialmente, a mudança na regra tem validade até 31/12/2020

Victor de Freitas

2020-03-12-12-45_capafifa
Fonte: Divulgação

A Fifa autorizou uma mudança pontual em uma das principais regras do futebol. Até o fim de 2020, todos os torneios do planeta podem adotar à medida que permite cinco substituições de cada time por jogo.

A alteração foi autorizada pela International Board (IFAB), órgão vinculado à Fifa que protege e define as regras do futebol. Porém, cabe à entidade máxima do futebol mundial a oficialização da mudança. Isso aconteceu nesta sexta (08).

De acordo com a Fifa, o objetivo é de “proteger o bem-estar dos jogadores” diante da provável maratona de jogos que acontecerá após a pandemia de coronavírus.

No entanto, não será permitido que haja cinco pausas para mudanças de atletas.

As cinco alterações precisarão ser feitas em três janelas de substituições, para que a “cera” seja evitada. Sobretudo em finais de partida.

Em caso de prorrogação, a substituição extra segue mantida. Assim, o número total de mudanças em uma partida com 120 minutos seria de seis.

A regra é oficial, mas cabe às federações de cada país decidirem quanto à implantação, ou não, nos torneios. No Brasil, a CBF decidirá.

A mudança na regra tem validade inicial até o dia 31 de dezembro de 2020, mas poderá ser estendida caso seja bem vista.

Regra semelhante já existe nas competições de base

A mudança na regra passa longe de ser uma novidade em torneios de futebol.

Há alguns anos, as competições de divisões de base já adotam a regra que permite substituir até seis jogadores em três períodos de pausa durante a partida – sem contar o intervalo – e funcionam sem dificuldades.

 
 
leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras