é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Baiano

Publicada em 31 de maio de 2020 às 11h08

Ex-técnico do Bahia, Falcão relembra conquista do Baiano de 2012

Retransmissão da final acontece nesse domingo, na TV Bahia

Victor de Freitas

2020-05-31-11-00_capafalcao2012
Fonte: Divulgação

Neste domingo (31), a TV Bahia vai retransmitir a final do Campeonato Baiano de 2012, competição conquistada pelo Esquadrão de Aço em um Ba-Vi eletrizante empatado em 3 a 3 e que encerrou um longo jejum pelo qual o Tricolor passava durante o pior período de sua história.

O jogo será retransmitido a partir das 15h45 na TV Bahia e no Glooesporte.com/ba.

Na ocasião, o técnico do Bahia era Paulo Roberto Falcão. Experiente no futebol, o treinador relembrou as dificuldades superadas pela comissão e pelos jogadores para conquistar um título em meio a enorme pressão causada pelo jejum vivido na época.

“Era difícil. Bahia não era campeão baiano há 11 anos. Tinha muita pressão. Nós nos preocupamos. Pedimos à direção, ao Paulo Angioni, que foi quem me levou para o Bahia, para contratar uma profissional que pudesse conversar com os jogadores para administrar aquela pressão”, falou Falcão, em entrevista ao Globoesporte.com.

“A pressão era de quando os jogadores saíam. Eles iam buscar filhos na escola, no mercado, e de repente poderia haver pressão do torcedor nas ruas do tipo: ‘temos que ganhar esse campeonato, tem muito tempo que a gente não ganha’. E eu via isso. Essa pressão, se não for bem controlada, a possibilidade de ser campeão e ficar na história do Bahia poderia dar um resultado negativo. Nós tínhamos essa preocupação, até porque era o que a diretoria queria. Não poderíamos não ganhar o Baiano”.

“A primeira preocupação era de tirar nove pontos de diferença para o segundo colocado, que era o Vitória. Assim, se nós nos classificássemos para a final, qualquer resultado do Vitória nas semifinais, daria a chance de decidir em casa e por dois resultados iguais. E foi assim. 0 a 0 no campo do Vitória e 3 a 3 em casa”.

A Final de 2012

O título foi conquistado no estádio de Pituaçu, exatamente no dia 13 de maio – data de aniversário do rival.

A partida foi marcada por emoção ao longo dos 90 minutos, com mais de 32 mil torcedores nas arquibancadas do Pituaço.

O Bahia chegou a ficar atrás do marcador por duas vezes. Mas, o gol salvador foi marcado pelo volante Diones.

A escalação do Bahia foi: Marcelo Lomba; Madson, Rafael Donato, Titi e Gerley; Diones, Fabinho (Lulinha), Fahel (Morais) e Hélder; Gabriel (Vander) e Souza.

2020-05-31-11-01_capacampeaobaiano2012
Fonte: Divulgação

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.