é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Estudo diz que Bahia tem tudo para ser destaque no futebol brasileiro

Notícia
Brasileiro
Publicada em 28 de julho de 2020 às 14:46 por Victor de Freitas

2020-03-24-11-45_capaescudo2020
Fonte: Divulgação / EC Bahia

Anualmente, o Itaú BBA faz uma análise econômico-financeiro dos maiores clubes de futebol do Brasil. Nessa terça-feira (28), um estudo que que avaliou o desempenho de cada clube financeiramente em 2019 foi divulgado.

O estudo apresentado pelo Itaú BBA avalia o desempenho financeiro e administrativo do Bahia em 2019, contando também com o que pode acontecer em 2020, em meio à crise causada pela pandemia.

O estudo coloca o Bahia como exemplo no que se diz respeito a “trabalho de recuperação financeira e estrutural”, mas ressalta também que o clube precisa encontrar consistência em termos de resultados.

Além disso, a consultoria diz que o processo vivido pelo Bahia, na busca por maiores conquistas, tende a ser paciente e sem pressa.

Mas que o clube tem tudo para obter destaque em campo nos próximos anos.

Confira a conclusão do estudo sobre o Bahia:

  • O passo que a perna pode dar – Por Itaú BBA, 11ª edição do estudo

“O Bahia vem fazendo um grande trabalho de recuperação financeira e estrutural. Os resultados são positivos, mas ainda inconsistentes. Muito em função da necessidade de acelerar investimentos e gastos para se tornar competitivo.

O problema disso é que o clube se torna dependente dos resultados para fechar suas contas. Melhor desempenho significa mais dinheiro e com isso é possível manter os gastos elevados. Em 2019 foi possível fazer isso, mas dependendo da venda de atletas e de luvas de TV para fechar suas contas.

Entra 2020 e o clube é pego pela pandemia. Com a redução de bilheteria e chance menor de vender atletas, a tendência é sofrer ao longo do ano. Operar sem sobras traz riscos. Tanto é que a tendência é de que em 2020 o clube sofra bastante e precisará de muito jogo de cintura para manter a casa em ordem.

Alguns processos requerem paciência e tempo. Num clube de futebol este conceito contrasta com a necessidade – ou o desejo – de ser relevante. O Bahia faz a lição de casa, cria governança, desenvolve transparência, mas corre riscos que podem fazer o clube andar duas casas para trás.

A pergunta que fica é se é necessário agir assim ou se é possível aguardar um pouco, consolidar as estruturas e depois iniciar um processo mais firme de crescimento e competitividade.

O tempo dirá. O Bahia tem tudo para ser um dos clubes de destaque no futebol brasileiro nos próximos anos, se consolidando com força. Precisa paciência”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras