é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Sulamericana

Publicada em 20 de fevereiro de 2019 às 23h25

CONMEBOL cita Bahia em lista de clubes com erros em inscrições

Bahia e mais 20 clubes teriam enviado a lista de jogadores inscritos fora do prazo, segundo afirma a CONMEBOL

Victor de Freitas

2018-12-21-11-50_capasulamericana3
Fonte: Divulgação / CONMEBOL

Nesta quarta-feira (20), a CONMEBOL divulgou uma nota em seu site oficial na qual lista 21 clubes com irregularidades no ato de inscrição de jogadores e para Libertadores e Sul-americana. O Bahia é um dos brasileiros citados.

“21 clubes participantes da CONMEBOL Libertadores e da CONMEBOL Sudamericana apresentaram erros nas etapas de envio de listas de jogadores. Diante dessa situação, a CONMEBOL atuou diligentemente e, de acordo com os procedimentos regulamentares, encaminhou esses erros ao Tribunal Disciplinar para estudo e consideração. Portanto, enquanto o Tribunal Disciplinar não tomar uma decisão sobre o assunto, a competição continua normalmente”, diz nota da entidade máxima do futebol sul-americano.

Dos citados, foram cinco equipes que disputam a Libertadores e 16 que estão na disputa da Sul-americana, incluindo todos os outros brasileiros, além do Bahia – Botafogo, Chapecoense, Fluminense, Corinthians e Santos.

Por sua vez, a diretoria tricolor garante ter enviado sua lista dentro do prazo, tendo cadastrado seus atletas no sistema da CONMEBOL, além de ter enviado um e-mail protocolar à entidade com a confirmação.

O que pode acontecer com o Bahia?

O regulamento da CONMEBOL não prevê uma pena específica para atraso no envio de listas de inscrições. Com isso, deve valer o Regulamento Geral de Competições, que possui as seguintes sanções:

a) Advertência;

b) Repreensão, advertência ou aviso;

c) Multa de 100,00 a 400.000,00 dólares;

d) Anulação do resultado da partida;

e) Repetição de uma partida;

f) Dedução de pontos;

g) Determinação do resultado de uma partida;

h) Obrigação de jogar uma partida de portas fechadas;

i) Fechamento total ou parcial do estádio;

j) Proibição de jogar uma partida em um estádio determinado;

k) Obrigação de jogar uma partida em um terceiro país;

l) Desqualificação de competições em curso e/ou exclusão de futuras

competições;

m) Retirada de um título ou prêmio;

n) Retirada de licença;

o) Proibição de venda e/ou compra de ingressos.

Com isso, não é possível faz uma projeção de qual punição será dada aos clubes que não comprovarem regularidade, mas pelo alto número de clubes supostamente irregulares, deve ficar em uma advertência ou até multa em dinheiro.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.