é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Divisões de Base

Publicada em 11 de janeiro de 2019 às 19h40

CBF muda formato do Brasileiro sub-20 e cria torneios sub-17

Esquadrãozinho jogará Campeonato Brasileiro sub-17 e sub-20 em 2019

Victor de Freitas

2019-01-11-19-28_capabrasileiraosub20
Fonte: Divulgação / CBF

A temporada de 2019 terá um calendário ainda maior para as categorias de base do Bahia. Devido ao sucesso em edições anteriores de torneios nacionais, a CBF anunciou mudanças no Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil sub-20 e a criação de novas competições para a categoria sub-17.

As principais mudanças foram no Campeonato Brasileiro sub-20

Anteriormente disputado em formato de grupos, a partir de 2019 a competição acontecerá em um formato de pontos corridos, seguido de mata-mata.

Disputada pelas 20 equipes mais bem posicionadas no Ranking Nacional de Clubes da CBF, o Brasileirão sub-20 terá 19 rodadas, com os oito melhores times garantindo vaga nas quartas de finais - a exemplo de como era a Série A até 2002. O torneio acontecerá de junho a dezembro.

Após subir da 21ª para a 15ª colocação no ranking, o Bahia vai disputar o torneio em 2019.

“Até o ano passado, os times entravam no campeonato com a possibilidade de disputar cinco partidas e serem eliminados. Agora terão pelo menos 19 rodadas garantidas”, celebra Manoel Flores, diretor de competições da entidade máxima do futebol brasileiro.

a Copa do Brasil sub-20 mantém o mesmo formato, com 62 jogos e 32 equipes. A diferença, no entanto, está na forma de classificação. Cada estado será representado pelo campeão estadual do ano anterior, além de um time dos cinco estados com melhor posição no ranking da CBF

Campeão baiano de 2018, o Esquadrão também vai jogar o torneio.

Criação de competições sub-17

A temporada de 2019 marcará o lançamento do Campeonato Brasileiro sub-17, marcado para acontecer de junho a abril. A competição será disputada pelos 20 melhores times do ranking da CBF, em um formato de grupos e mata-mata.

As equipes serão separadas em grupos com participantes cada. Após nove rodadas, os quatro melhores de cada lado avançarão às quartas de finais, com jogos de ida e volta no mata-mata.

Com a criação do Brasileirão juvenil, a CBF também vai lançar a Supercopa sub-17, que marcará o encontro entre o campeão brasileiro e o campeão da Copa do Brasil da categoria, em jogos de ida e volta.

Já a Copa do Brasil sub-17 segue com o mesmo formato e com a mesma forma de classificação do torneio da categoria sub-20.

Confira a lista dos 20 times classificados para o Brasileirão sub-17 e sub-20:

Palmeiras, Cruzeiro, Grêmio, Santos, Corinthians, Flamengo, Atlético-MG, Atlhetico, Internacional, Chapecoense, Botafogo, São Paulo, Fluminense, Vasco, Bahia, Sport, Vitória, Ponte Preta, América-MG e Coritiba.

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.



casas de apostas brasileiras