é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bellintani explica empolgação com novo modelo dos direitos de TV

Notícia
Brasileiro
Publicada em 19 de junho de 2020 às 14:33 por Victor de Freitas

2020-04-02-17-39_capabellintani44
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

A nova MP 984/2020 editada pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, alterou totalmente o modelo de negociação dos direitos de transmissão do futebol brasileiro.

Com a Medida Provisória assinada, os clubes mandantes passam a ser detentores dos direitos de transmissão de seus próprios jogos, independentemente de qual seja o contrato de TV do time adversário.

Para o presidente tricolor, Guilherme Bellintani, a alteração no modelo dos direitos de TV no Brasil é um marco benéfico para os clubes.

Confira o que foi falado por Guilherme Bellintani, nessa sexta-feira (19), no Twitter:

“Muita gente me perguntando porque estou tão animado com o novo modelo dos direitos de TV. Vou detalhar. O modelo atual é desigual, é horrível. Não foi capaz de promover a união dos 20 clubes. E nenhuma lei que obrigue a união plena seria aprovada no Brasil hoje, sejamos realistas”.

“Sem a ideal união de 20 clubes (quem sabe um dia), a MP traz um modelo que estimula muito a formação de blocos parciais, consórcios de clubes, etc. Pode ser um começo da cultura de união, que até então não estava fortalecida”.

“Antes da MP, se dez clubes se unissem em bloco, poderiam vender 90 jogos do Brasileirão (do total de 380). Mesmo sendo 50% dos clubes, só detém menos de 25% dos jogos. Os outros jogos desses clubes desaparecem do mercado, viram pó. Clube ganha menos e o torcedor é prejudicado”.

“Com a MP, esses dez clubes passariam a vender 190 jogos, mais que dobrando a quantidade de jogos a serem comercializados. O produto, portanto, valerá mais, e o torcedor é diretamente beneficiado com isso”.

“Esse já seria o caso dos jogos entre Turner (8 clubes) e Globo (12 clubes) na Tv Fechada. Uma quantidade enorme de jogos que não está com nenhuma das duas, mas poderão agora voltar ao mercado de Tv Fechada. Os clubes Turner passarão de 56 para 152 jogos. Globo também ganha jogos”.

“E na TV Aberta, quais as ameaças/oportunidades? Situação parecida. Se, por exemplo, Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Vasco etc fecham com a Globo, a única saída para o Bahia na TV Aberta é fechar com a Globo. Porque se Bahia não tiver esses jogos a Tv Aberta vale muito pouco”.

Com a MP, a Tv Aberta do Bahia ganha mais força. Temos como vender nossos jogos contra Flamengo, Corinthians, Vasco e Palmeiras. Mais uma vez, a formação de blocos será importante. Bahia sozinho não terá muitos caminhos”.

“(…) Se a união de 20 clubes permanece improvável, com a MP a união em blocos me parece cada vez mais forte. Não traz o sonho de 20 clubes unidos, mas traz um mundo possível. Se ela não é uma “solução final”, ela é uma boa transição”.

“Por que a união de todos é o ideal, mas isso não acontece no Brasil? Porque as TVs se acostumaram com a ideia de pagar mais para os principais clubes, e isso impede a união. Com a lei estimulando a união em blocos, o clube que achar que vai ganhar sozinho pode perder parte de seus jogos”.

“Nos países europeus, essa concorrência é estimulada de forma diferente. Estimulam a disputa entre TVs, mas quem ganhar leva todos os jogos. No Brasil, a formação de blocos para negociação com emissoras diferentes pode ser o caminho até termos uma cultura real de união”.

“A MP não provoca a união de todos os clubes, mas fortalece muito a união daqueles que já desejam isso. Talvez um grande bloco, formado por clubes com afinidades e senso de coletividade, seja o próximo passo do futebol brasileiro. Agora isso ficou mais factível”.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras