é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Bahia fecha trajetória no Fazendão por futuro na Cidade Tricolor

Notícia
História
Publicada em 13 de dezembro de 2019 às 11:52 por Victor de Freitas

2019-12-13-11-38_capafazendaotreino4
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O Bahia vive seus últimos dias de trabalho no CT do Fazendão, casa tricolor nos últimos 40 anos. Com a Cidade Tricolor aguardando o clube no futuro, o eterno centro de treinamento deixará de ser utilizado, mas não sairá da memória de quem viveu, trabalhou e torceu pelo Esquadrão de Aço durante este período.

A história tricolor no Fazendão foi iniciada em 1979, com o então presidente Paulo Maracajá, que inaugurou o Centro de Treinamento Osório Villas Boas. Antes, o Tricolor trabalhava na Fazendinha, localizado na região do Costa Azul.

Inaugurado logo após sete conquistas consecutivas de Campeonato Baiano, o Fazendão foi o centro de treinamento da segunda conquista nacional do Esquadrão logo em sua primeira década.

A partir da metade final da década de 90, o Tricolor passou a viver seus piores anos de sua história, acumulando rebaixamentos e chegando até a Série C, em 2006, permanecendo fora da elite por sete anos. Durante este período, o Fazendão chegou a virar um “palco de guerra”, em 2008, quando integrantes de torcidas organizadas invadiram o gramado para agredir jogadores por má campanha na Série B.

Cidade Tricolor

Em 2012, ainda durante a gestão Marcelo Guimarães Filho, foi iniciado o adeus do Fazendão, com a construção da Cidade Tricolor. Tudo parecia caminhar normalmente. Mas, nos anos seguintes, um enorme imbróglio causado pelo então presidente, em contrato assinado com a OAS, fez com que o Bahia perdesse controle dos dois centros. Por pouco, as duas estruturas não foram vendidas pela construtora.

Após a intervenção, foi descoberto que o clube jamais havia sido dono real da Cidade Tricolor. O presidente Fernando Schmidt deu o pontapé para a aquisição total do imóvel, além de recuperar o Fazendão.

Com a gestão Marcelo Sant’Ana/Pedro Henriques, entre 2015 e 2017, o clube não poupou esforços para retomar as duas estruturas. Foram investidos R$ 6,4 milhões, mais um valor em transcons foram pagos aos credores (OAS e Planner), além do pagamento das dívidas acumuladas nos imóveis.

A assinatura da posse da Cidade Tricolor e da retomada do Fazendão foi assinada no dia 26 de setembro de 2017.

Com Fazendão e Cidade Tricolor como patrimônios, o Bahia irá concretizar a mudança de todas as suas atividades em campo e extracampo para o CT localizado em Dias d’Ávila, reformado pelo clube.

2019-12-11-14-40_capacidadetricolor2019
Fonte: Divulgação / EC Bahia

Então, o que será feito com o Fazendão?

O futuro do Fazendão será decidido em assembleia de sócios do clube. A ideia da diretoria, contudo, é de vender o imóvel e usar o dinheiro para investimentos na nova estrutura.

“O futuro do Fazendão será decidido pela assembleia geral. A nossa compreensão é de vender o patrimônio para o clube investir na expansão da Cidade Tricolor e outros benefícios. Como eu disse, essa é a ideia da diretoria, que deve ser corroborada pela assembleia. Estamos preparando um estudo de valor de mercado e vamos fazer um processo transparente”, contou o vice-presidente Vitor Ferraz, ao Bahia Notícias.

O Bahia irá se reapresentar no dia 6 de janeiro, na Cidade Tricolor, para iniciar 2020 na nova casa.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Quem deve ser o titular do ataque do Bahia, ao lado de Thaciano?
todas as enquetes
casas de apostas brasileiras