é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Notícia | Brasileiro

Publicada em 21 de maio de 2020 às 13h07

Bahia é um dos times que mais contra-atacam no Brasileirão desde 2013

Estilo de jogo no contra-ataque é mostrado em números

Victor de Freitas

2019-09-18-12-33_capabahiaxcorinthians20192
Fonte: Felipe Oliveira / EC Bahia

O estilo de jogo do Bahia desde a Série A de 2013 tem sido tradicionalmente de contra-ataque. É o que mostra um levantamento das equipes que mais atacam através desse tipo de jogada na elite do futebol brasileiro.

Segundo estudo feito pelo Globoesporte.com, o Bahia é o quinto time que mais acertaram contra-golpes, seja com finalizações ou gols, nas últimas sete edições do Brasileirão – mesmo com cinco participações nesse período.

Em 190 atuações, o Bahia finalizou 221 vezes em lances de contra-ataque. Além disso, o Esquadrão marcou 26 gols a partir desse tipo de jogada.

Em 2019, o estilo de jogo reativo foi a marca do Esquadrão durante a Série A. Artur, pelo lado direito, e Élber, pela ponta esquerda, eram as válvulas de escape do time de Roger Machado em um ano que houve escassez de jogadores que pudessem atuar com qualidade como armador pelo meio-campo.

No primeiro lugar da lista está o Palmeiras, que adotou o estilo reativo nos títulos nacionais de 2016 e 2018. No título mais recente, inclusive, o esquema tático de Felipão era tido como "retranca".

Veja o ranking completo:

Fin. é abreviação para finalizações — Foto: Espião Estatístico

leia também
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.