Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia
Invicto e sem levar gols nos primeiros seis jogos oficiais do ano, o Bahia alcançou sua melhor marca defensiva em um começo de temporada e tem se destacado entre os principais times do país.
Contando com os 20 times que disputam a Série A, o Bahia é quem possui a defesa mais sólida, ao menos nas estatísticas. A equipe tricolor, comandada por Guto Ferreira, é a única sem sofrer gols em 2017. A marca ganha ainda maior valor pelo fato de ser uma das equipes que mais entraram em campo nas primeiras três semanas da temporada.
Com seis jogos disputados no ano, o Bahia só atuou menos do que os catarinenses Avaí e Chapecoense – isto por conta de má organização no calendário da Primeira Liga. As equipes jogaram sete vezes e é a reformulada Chape quem possui o pior retrospecto defensivo neste início de ano, tendo levado 9 gols.
Já os times que menos atuaram, até então, são os favoritos ao título paulista, Palmeiras e Santos. O campeão brasileiro já sofreu um gol em dois jogos, enquanto o Peixe foi vazado quatro vezes, também em duas partidas.
As equipes que possuem o mesmo número de jogos do Esquadrão são Botafogo (8 gols sofridos), Fluminense (3 gols sofridos) e Sport (3 gols sofridos). O rival tricolor Vitória, disputa os mesmos torneios que o Bahia, também jogou seis partidas e levou sete gols, uma média de mais de um por jogo, mesmo com todos os badalados reforços.
Aposta do clube para ser titular em 2017, o jovem Jean atuou em quatro jogos e correspondeu quando foi exigido. Já o experiente Anderson, goleiro de confiança de Guto Ferreira, também
“Acho que o Bahia tem sabido exercer o seu trabalho de defesa e tem crescido nos aspectos ofensivos também. Eu costumo sim organizar as minhas equipes, primeiro com uma defesa sólida, consistente, e depois ir agregando meio e ataque”. (Guto Ferreira)
EFEITO JACKSON E TIAGO
Fonte: Divulgação (montagem: ecbahia.com)
A solidez da defesa tricolor não é novidade, como já foi afirmado pelo técnico Guto Ferreira. Desde a chegada de Tiago, para compor dupla de zaga com Jackson, o Bahia passou a levar poucos gols. A dupla possui 20 jogos atuando juntos como titulares e, com eles em campo, o Bahia só sofreu 13 gols.
Este dado ganha ainda mais destaque pelo fato de o Bahia não ter levado gols em 12 destas 20 partidas com Jackson e Tiago protegendo o gol tricolor. Com eles, foram 13 triunfos, cinco empates e somente três derrotas.
ENTROSAMENTO E TRABALHO SÃO AS CHAVES DO SUCESSO
Fonte: Felipe Oliveira/Divulgação/ECBahia
Mesmo sem Jackson e Tiago, o Esquadrão segue sem levar gols no ano. Por conta do rodízio feito por Guto, os zagueiros titulares só atuaram três vezes em 2017, nas três rodadas da Copa do Nordeste. No Baiano, sem eles, o time segue intransponível, seja com Eder e Lucas Fonseca ou Lucas Fonseca e Rodrigo Becão. O entrosamento entre os atletas e os trabalhos táticos aplicados pela comissão técnica, estão dando resultados satisfatórios.
Assim que desembarcou no Fazendão, Armero foi tido como um “lateral ofensivo”, uma espécie de ala pelo lado esquerdo. Porém, o jogador colombiano tem conseguido exercer positivamente suas funções de marcação, após uma pré-temporada com o time. Da mesma forma, Juninho Capixaba, Eduardo – apesar da expulsão contra o Altos – e Eder quando atua improvisado, também têm mantido bom desempenho defensivo nas laterais do time.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.