Começa neste domingo (4), a Copa São Paulo de Futebol Júnior, competição de divisões de base mais importante do país. O torneio está dividido em seis fases. Na primeira, o Tricolor terá pela frente o Comercial-MS, o Audax-SP e o Grêmio Prudente, que jogará em casa.
Dois jogos do Tricolor serão televisionados
Reprodução: FPF
Na estreia, o Esquadrãozinho enfrentará o Comercial, às 15h. Em seguida o Audax, no dia 7, e depois o Grêmio Prudente, dia 11. Os jogos serão no Prudentão, considerado o 2º maior estádio do interior do Brasil com capacidade para 46 mil torcedores. Presidente Prudente fica distante 550 km de São Paulo (veja mapa).
Para o torneio, o técnico Aroldo Moreira terá os desfalques dos laterais Flávio e Mateus, do zagueiro Rodrigo e dos meias Cadu e Gabriel Ramos. O lateral Pará, o volante Bruno Paulista e o meia Rômulo também não viajam já que se apresentarão para a pré-temporada com o time profissional. O time base deve ser Jean, Eder, Igor Coutinho, Fernandes e Ueslei Barbosa; Dedé, Sávio, e Endrick; Mário, Jacó e Alexssandro.
A Copinha conta com 104 clubes de todo o país, que são divididos em 26 grupos com quatro equipes. Todas se enfrentam entre si. Se classificam todos os primeiros colocados, mais os seis com a segunda melhor campanha.
Confira o retrospecto do Bahia:
COPINHA 2014
Ano passado a campanha não foi suficiente para classificar o time para as oitavas de final. Em plena euforia da torcida tricolor após a conquista da democracia no clube, o time começou bem a competição e foi para o terceiro jogo podendo até empatar, mas perdeu da Portuguesa e pegou o voo de volta para Salvador. Treinado pelo atual técnico do time principal, Charles Fabian, o time base era Guido, Railan, Lucas, Marcão e Vitor Costa; Yuri, Jeferson (Eder), Rômulo (Gabriel), Jeam e Patric; Leonardo.
COPINHA 2013
Autor da melhor campanha da fase classificatória, o Esquadrãozinho encarou o Corinthians pela segunda fase daquele ano. E venceu com gol do volante Feijão, hoje na equipe profissional. Depois ainda passou por Juventude (oitavas) e Grêmio (quartas). Mas nas semifinais perdeu para o Goiás, nos pênaltis. O técnico Sérgio Araújo tinha no time Renan, Railan, Maracás, Robson e Erick; Amorim, Feijão, Carlos e Caio César; Ryder e Matheus.
COPINHA 2012
Após se sair bem na primeira fase da competição com 100% de aproveitamento, o Tricolor acabou sendo derrotado pelo Fluminense-RJ e foi eliminado na segunda fase. O time base foi Renan, Railan, Carioca, Róbson e Laércio (Raí); Filipe, Anderson (Diogo), Igor (Anderson Talisca) e Paulinho; Ítalo Melo e Paulo César.
COPINHA 2011
O time treinado por Laelson Lopes conseguiu o feito inédito de levar uma equipe do Nordeste às finais da Copa São Paulo. O clube, que contava com os laterais Madson e Jussandro como destaques, desbancou América-MG, Santos e Vitória-BA nas fases eliminatórias. Na final perdeu para o Flamengo. A base era Renan, Madson, Dudu, Laércio e Jussandro. Felipe, Anderson (Rodrigo Thompson), Brendon (João Marcos) e Igor (Valson). Fábio e Rafael.
Leia Também
Esquadrãozinho está quase pronto para a Copinha
Copa SP: Esquadrãozinho conhece sede e adversários
Zé Roberto e Lenine farão parte do elenco em 2015
Jovem revelação da base assina com o Beira-Mar
Veja as 5 empresas que mais detém atletas no Bahia
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.