é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Toninho Cerezo recusa convite do Esquadrão de Aço

Notícia
Historico
Publicada em 12 de fevereiro de 2006 às 01:39 por Da Redação

Em entrevista exclusiva ao repórter José Carlos Mesquita, Toninho Cerezo revela na edição deste domingo do jornal Correio da Bahia que não aceitou a tão comentada proposta de treinar o Tricolor. O ex-volante da Seleção Brasileira chegou sexta-feira à noite a Salvador e, durante um jantar com o presidente Petrônio Barradas e o diretor de futebol Newton Mota, disse não ao Bahia. Segundo ele, a questão não foi financeira, explicando que tirou o início de 2006 para cuidar da saúde. Confira os principais pontos do bate-papo:

Foto: ArquivoPor que você declinou do convite do Bahia?
Antes de mais nada, fiquei muito satisfeito com a lembrança do meu nome e me honrou muito o convite feito por Newton Mota e o presidente Petrônio Barradas. Estava em Belo Horizonte descansando de uma cirurgia dentária que fiz no meio da semana e vim a Salvador mais para dar uma satisfação e aproveitar para curtir o final de semana na boa terra. Conversamos, eu o presidente Barradas e Mota por uma hora e meia e fiz ver a eles que não posso assumir nenhum clube por esses dois meses. Segunda-feira (amanhã) viajo cedo e à noite vou fazer uma cirurgia de cartilagem no joelho direito com o Dr. Rodrigo Lasmar. Esse problema vem me incomodando muito, porque o treinador precisa trabalhar muito no campo e bater na bola e não estou conseguindo. Depois, preciso fazer uma revisão na vista. Quero tratar de tudo isso para voltar a trabalhar sem problema.

Quem fez o primeiro contato?
Ah! (risadas). Tenho muitos amigos em Salvador e alguns deles, tricolores preocupados com a situação que o Bahia passa no campeonato, começaram a brincar dizendo que eu seria a solução. Paulinho Maracajá (filho de Paulo Maracajá), Paulo Meira (dono de uma academia e secretário de esportes e lazer da prefeitura), Jorge Zarath (cantor), a doutora Sônia (torcedora do Bahia) todos queriam que eu viesse. Tem também o professor Gersinho, torcedor do Vitória que torce para eu morar logo em Salvador). Todas essas pessoas citadas querem que eu fique aqui em definitivo. O convite inicial foi de Mota, conversei também com o presidente Petrônio Barradas e hoje (ontem) tivemos esse encontro. Senti muita vontade da parte deles, trocamos idéias e quem sabe se no futuro não virei dirigir o Bahia? Gosto muito do Nordeste e em particular da Bahia e não importa que o clube seja da primeira, segunda ou terceira divisão.

Na situação atual, dirigir o Bahia seria viável?
O Bahia passa dificuldade como muitos outros clubes passam e não estou assumindo justamente porque quero me dedicar a cuidar da saúde. O Oscar (ex-zagueiro da Seleção Brasileira) me fez um convite para trabalhar no futebol árabe por quatro meses e agradeci a ele porque preciso me tratar. Recebi convites do Atlético Mineiro (seu time do coração) e do Atlético Paranaense (que acabou contratando o Lothar Matthäus) e recusei pelo mesmo motivo. A conversa com Mota e Barradas foi muita boa e notei que eles têm boas idéias. Tenho quase a certeza de que o Bahia vai sair dessa, o Bahia têm um grande patrimônio, que é a sua torcida que sempre prestigia a sua equipe.

Qual o conselho que você daria para o tricolor sair dessa situação?
Sem dinheiro para fazer investimento em grandes jogadores, a solução é a divisão de base e o Bahia está no caminho certo com a promoção que está fazendo com esses garotos. Eu gosto de trabalhar com valores novos. No Kashima Antlers tive a felicidade de revelar muitos garotos que hoje estão no time de cima.

Você vai assistir ao jogo do Bahia ou do Vitória neste domingo?
Primeiro vou aproveitar o máximo que for possível hoje (ontem), porque segunda-feira estarei viajando cedo para Belo Horizonte. Talvez vá a Camaçari para assistir Camaçariense x Bahia. Hoje (ontem) vou a feijoada da Lícia Fábio, no Othon Hotel. Estarei de volta na semana que vem para passar meu primeiro Carnaval em Salvador. Não sei ainda se vou sair em algum bloco, mas certamente visitarei alguns camarotes (risos).

Por que esse amor pela Bahia, especificamente pela capital baiana?
Sou mineiro, não tenho praia e a minha vida quase toda sempre passei as férias na Bahia, e são quase 30 anos. Os mineiros costumam passar as férias em Guarapari (Espirito Santo), Porto Seguro, Cabo Frio, Rio de Janeiro, Búzios, etc, mas a minha praia mesmo é na Bahia onde fiz boas amizades. Por isso tenho esse carinho, esse apego pela boa terra.

Você faz planos de morar em Salvador?
O sonho está bem próximo de ser realizado. A idéia é essa. Comprei recentemente uma pequena propriedade na Avenida Contorno e pretendo construir no local. Só mesmo para morar. Não tenho planos de montar comércio.

Quem sabe um dia voltar a dirigir o Vitória ou então trabalhar pela primeira vez no Bahia?
(Solta gargalhada). Sem dúvida… trabalharia com muita satisfação e prazer dirigir Vitória ou Bahia. Com toda a sinceridade, aqui o ambiente é excelente para trabalhar, tem muitos jogadores jovens com o futuro promissor. Depois que Vitória e Bahia tropeçaram, eles vão procurar melhorar, corrigir os erros cometidos nos últimos anos e voltarem o mais breve possível. Eles vão ter dificuldades, mas, com o apoio das torcidas, dos empresários, a situação vai melhorar para os dois. O Bahia, por exemplo, está se restruturando com a contratação de Newton Mota, uma pessoa com quem trabalhei e sei a sua capacidade de formação de garotos, principalmente no momento que o clube não tem dinheiro. O Vitória já tem uma estrutura pronta, está fazendo bom campeonato, ganhou do Bahia. A tendência é que as duas equipes cresçam. Eles chegaram ao fundo do poço e está na hora de saírem.

Leia também
Mota desmente 100 mil a Cerezo, que pede oito dias
Esquadrão de Aço insiste em ex-volante da Seleção
Nome de Toninho Cerezo segue com força no Bahia

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Até onde você acha que o Bahia chegará na Série A 2024?
todas as enquetes