De Paulo Simões, no jornal A Tarde deste domingo:
“Os números confortam. São 20 jogos fora de casa sem perder. E até com um empate diante do Nacional, esta tarde, em Patos, o Bahia pode antecipar a classificação à terceira etapa da Série C com duas rodadas de antecedência.
A última derrota que o Bahia sofreu como visitante foi em 14 de janeiro, para o Vitória da Conquista, por 2 a 0. Depois disso trancou a porta da cozinha. Até mesmo no Barradão arrancou um empate.
O tricolor lidera folgado esta fase da competição com nove pontos ganhos e três triunfos. O adversário está em segundo com seis pontos. No domingo passado, tricolor o venceu em Salvador: 2 a 0.
Tudo bem que a invencibilidade fora da Fonte Nova, nesta temporada, nada tem de espetacular. À exceção do empate por 1 a 1, no Maracanã, diante do Fluminense, pela Copa do Brasil.
Mas quanto tempo se passou até a torcida deixar de chorar derrotas para times sem expressão alguma? Muito. O seriado invicto ainda não representa grande coisa, mas sinaliza que o time está aprendendo a ser competitivo.
A exaltação à seqüência vitoriosa, no entanto, pode atrapalhar. Arturzinho repete a todo instante que estar ganhando é bom, mas até agora nada representa. Tudo isso vai virar uma festa se a gente subir para Série B. Se não subir, de que vai adiantar?.
O mais recente resultado a favor fora de casa foi justamente na Paraíba: 3 a 0 no Atlético de Cajazeiras, que hoje enfrenta o Linhares, no Espírito Santo. Naquela ocasião o time não contou com o artilheiro Nonato, cumprindo suspensão.
Hoje o artilheiro tricolor na Terceirona com 10 gols joga.
A ausência do par habitual de Nonato no ataque tricolor é a mudança mais significativa do time para o jogo de hoje. Contundido no joelho, Moré cede a vaga para Charles atacar pelas bordas do campo.
A decisão do técnico foi tomada desde quarta-feira, sem dar sinal de dúvida. Para motivar o grupo, o técnico colocou Neto Potiguar, Harley e Ednei na concorrência.
GARGALO Na função de meia-defensivo, Humberto reaparece para preencher a ausência de Fausto, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Arturzinho mantém dois volantes e dois meias canhotos, mas pode desfazer esta formação no andamento do jogo.
Ofensivamente, o meio-campo do Bahia não está rendendo o pretendido pela comissão técnica. O que faz Arturzinho olhar para o banco de reservas, onde estão especialistas na meia direita: Inho e Danilo Gomes.
Nos treinos, esses reservas são testados com insistência; Inho no lugar de Danilo Rios; Danilo Gomes substituindo Cléber. Se houver necessidade de mudança, não haverá nada a estranhar.
A recuperação de outros reservas como o lateral-direito Luciano Baiano e o atacante Ednei está motivando ainda mais o grupo, que tem como principal destaque o zagueiro Eduardo, de 18 anos.
ESPERANÇA No banco de reservas, a novidade será Ednei, que pode estrear na Série C. Artilheiro do Campeonato Baiano de 2005, pelo campeão Colo-Colo, o atacante se transformou, no Bahia, em mau investimento.
Perseguido por seguidas contusões, Ednei nunca conseguiu se converter no titular da posição. Primeiro, uma contusão séria no ombro; depois, lesões musculares o mantiveram na enfermaria.
Entre Neto Potiguar e Harley, o treinador optou por levar o primeiro na delegação. Potiguar saiu do time por uma razão bastante compreensiva: perdeu a intimidade com as redes adversárias.
Ontem o time fez um treino curto, no Fazendão, e às 10h55 a delegação tomou um vôo para Campina Grande e de lá seguiu para Patos. Na segunda-feira, viaja para Vitória e, na quarta, encara o capixaba Linhares, às 15 horas.
A ida direta sem vir a Salvador objetiva poupar o desgaste físico dos jogadores com as sucessivas viagens, embora o vôo entre Campina Grande e Vitória demore cerca de oito horas devido às escalas e conexões. A diretoria do Esquadrão também procura precaver-se do caos do transporte aéreo, sobretudo os atrasos de vôo que não cansam de ocorrer”.
AS PARTIDAS DA INVENCIBILIDADE:
Campeonato Baiano
24/01 | Poções 1×1 Bahia
28/01 | Ipitanga 1×1 Bahia
04/02 | Atlético 1×3 Bahia
11/02 | Vitória 1×1 Bahia
25/02 | Colo-Colo 0x3 Bahia
07/03 | Catuense 0x3 Bahia
18/03 | Itabuna 1×3 Bahia
28/03 | Juazeiro 1×3 Bahia
08/04 | Fluminense 2×2 Bahia
11/04 | Camaçari 1×2 Bahia
28/04 | Atlético 0x1 Bahia
03/05 | Poções 0x2 Bahia
09/05 | Vitória 2×2 Bahia
Copa do Brasil
21/02 | Itabaiana 1×2 Bahia
21/03 | Goiás 3×3 Bahia
19/04 | Fluminense 1×1 Bahia
Série C
07/07 | Confiança 0x0 Bahia
18/07 | América/SE 0x1 Bahia
29/07 | Asa 0x4 Bahia
12/08 | Atlético/PB 0x3 Bahia
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.