Uma anotação errada do primeiro gol tricolor na derrota para o Rio Branco, 3 a 2, no Acre, alavancou Nonato para a sexta posição no rol de artilheiros de todos os tempos do Bahia. Com os tentos do último domingo, o atacante chegaria a 121 e alcançaria os ídolos Vareta e Marcelo Ramos na lista.
Há quem diga, porém, que na realidade Nonato divide é a quinta colocação com eles. Isso porque, segundo o antigo historiador do clube, Normando Reis, o “pitbull” Uéslei não teria 140 – conforme assinala a assessoria de imprensa tricolor -, mas 118 bolas nas redes adversárias.
Para dirimir a dúvida, a equipe ecbahia.com.br procurou o presidente da Federação Bahiana de Futebol, Ednaldo Rodrigues, há quase um mês. Atenciosa, a FBF prometeu checar os dados de Uéslei na biblioteca da entidade, porém até hoje o site aguarda uma resposta.
Pela relação oficial do Bahia, os cinco maiores goleadores são Carlito (253), Douglas (211), Hamilton (154), Uéslei (140) e Osni (138).
Artilheiro isolado da Série C, com 14 gols (um a mais que Túlio Maravilha, do Vila Nova-GO), Nonato – então – somaria 15 gols em 14 rodadas disputadas. Confira, abaixo, o equívoco do árbitro goiano Marcos Rassi Fernandes:
A súmula completa da partida pode ser conferida aqui. Nela, o juiz também relata – sobre a conduta do público – que “foi atirada uma garrada de água mineral – 500 ml – dentro do campo de jogo, pela linha lateral do assistente nº 2 Moacir Osterne C. Filho, aos 32 minutos do 1º tempo, sem atingir ninguém. A garrafa foi entregue ao 4º árbitro Carlos Casas de Paiva”.
Leia também: Historiador questiona rol de artilheiros do clube
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série C do Brasileiro de 2007
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.