Jogador mais identificado com a torcida tricolor nesta década, ao saber honrar como poucos o manto azul, vermelho e branco, o goleiro Emerson vai receber o título de cidadão soteropolitano, concedido pela Câmara de Vereadores de Salvador. A cerimônia acontece no próximo dia 2 de dezembro.
Gaúcho de nascimento e, em breve, também soteropolitano, Emerson defendeu o Bahia de 2000 a 2005. Chegou ao clube após conquistar a Copa do Brasil de 1999, pelo Juventude, com atuação marcante contra o Tricolor – defesas do goleiro nas cobranças de pênaltis acabaram custando a vaga, em plena Fonte Nova lotada, nas quartas-de-final.
O jogador pagou a tristeza provocada, porém, com juros. Pelo Bahia, Emerson foi campeão baiano em 2001 e bicampeão do nordeste, em 2001 e 2002. Em 2001, ganhou a Bola de Prata da revista Placar, como melhor goleiro do Campeonato Brasileiro, desbancando o são-paulino Rogério Ceni.
O Bahia foi o clube pelo qual Emerson mais jogou na carreira – quase 300 jogos, sendo 155 de forma consecutiva, entre 2001 e 2003, recorde na história tricolor. Em seis anos no clube, o goleiro só não foi titular absoluto na temporada 2004, barrado por Márcio, hoje no Atlético-GO.
Os momentos infelizes de Emerson foram as quedas de divisão, em 2003 e 2005, tendo o arqueiro como titular em ambas as campanhas. O jogador acabou deixando o clube no final de 2005 e foi atuar em Canabrava, onde não repetiu o mesmo sucesso. Antes do Esquadrão, defendeu América-RN, Grêmio, Bragantino e Flamengo. Hoje, Emerson é comentarista da rádio Tudo FM.
Pelos títulos, incontáveis milagres e alegrias proporcionadas, pela postura carinhosa e sempre atenciosa não só com o torcedor do Bahia, mas com o público baiano em geral, pela raça e dedicação demonstrada ao vestir a camisa dos principais clubes da capital, por ter escolhido Salvador como sua morada, a homenagem da Câmara a Emerson é mais do que merecida. É justa. Parabéns!
Clique aqui e saiba tudo sobre a Série B 2009
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.