Na noite deste sábado (8), quando o Bahia empatou em 1 a 1 com o Vasco da Gama, em Volta Redonda, a Polícia Militar do Rio de Janeiro, em um ato que pode ser considerado no mínimo arbitrário, barrou inúmeros cartazes e faixas de protesto da torcida tricolor no acesso e dentro do estádio Raulino de Oliveira.
A decisão da PM fluminense vai de encontro às das polícias da Bahia, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Sergipe, cujos protestos não foram censurados nas últimas quatro rodadas do Campeonato Brasileiro.
Segundo relato de um dos torcedores, a faixa que dizia Fora MGF foi retida sob alegação de que seria de cunho político e que, de acordo com o Estatuto do Torcedor, este tipo de objeto não poderia ter acesso ao evento.
No artigo que trata o assunto, o Estatuto do Torcedor diz:
Art. 13-A. São condições de acesso e permanência do torcedor no recinto esportivo, sem prejuízo de outras condições previstas em lei:
IV – não portar ou ostentar cartazes, bandeiras, símbolos ou outros sinais com mensagens ofensivas, inclusive de caráter racista ou xenófobo;
Inconformados com a decisão da polícia, os tricolores chegaram a explicar que se tratava de um protesto pacífico que pedia saída do presidente e democracia no clube, mas tiveram o pedido negado. Veja o relato completo no Blog ChoppTricolor clicando aqui.
Dentro do recinto, mais censura. Policiais se aproximaram dos torcedores que portavam cartazes contra MGF e o Conselho e recolheram todo o equipamento. Tudo foi confiscado e os tricolores foram avisados que o material poderia ser devolvido apenas no final do jogo.
Ainda de acordo como Estatuto do Torcedor, é assegurado o amplo acesso ao Ouvidor da Competição, mediante comunicação postal ou mensagem eletrônica. Clique aqui e saiba mais sobre o Ouvidor da CBF.
É direito do torcedor, enviar sugestões, propostas e reclamações e receber as respostas no prazo de até trinta dias. Parte dos torcedores envolvidos na censura já entraram em contato e aguardam retorno.
Antes da atitude incompreensível da PM, alguns cartazes puderam ser erguidos na arquibancada e foram mostrados pela TV, veja:
Leia Também
Torcida planeja protesto no dia de Brasil x Itália
Torcida fará protesto inédito no Rio de Janeiro
Veja imagens da mobilização da Nação em Aracaju
Torcedores fizeram protesto televisivo no Batistão
Protestos acontecem até na praia de Copacabana
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.