Não dá para respirar torcedor. Muitos acreditam que a meta foi atingida e com 45 pontos o Bahia está salvo de uma possível queda em 2014. Mas não é o que os números dizem, ao menos do ponto de vista matemático.
Segundo o departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais, o Tricolor ainda permanece com 10.2% de chance de ser rebaixado para a Série B. A análise feita por estudantes e professores especialistas em cálculos leva em conta simulações computacionais e uma experiência de pelo menos 9 anos fazendo previsões no futebol.
Clique aqui para ter acesso à página do estudo.
Para efeitos de cálculo, medimos os perfis dos times, quando atuam como mandante e visitantes, bem como seus resultados. A partir disso, fazemos uma simulação para os jogos seguintes”, explica o professor Gilcione Costa, coordenador do departamento.
Se por um lado, as chances de descenso são poucas, a de classificação para a Copa Sul-Americana é considerável. Segundo a UFMG, o Esquadrão ainda possui 46.8% de probabilidade de chegar à competição continental. Para transformar esse número em 95%, o time de Cristóvão teria que conquistar um triunfo e um empate nas duas últimas rodadas do torneio.
Leia Também
Coxa e cariocas ameaçam nova denúncia a CBF e STJD
Jogadores elogiam torcida e comemoram o triunfo
Tricolor despacha Lusa e sobe para 13º na tabela
Tricolor e outros quatro enviarão reclamação à CBF
Clique aqui e saiba tudo sobre o Brasileirão 2013
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.