De Cláudia Callado, para o Bahia Notícias:
`A população baiana viverá grandes emoções a partir de 2013. Pelo menos é isso que diz o slogan do projeto da Arena Fonte Nova. O conceito de gestão e operação do novo sistema foi apresentado para a imprensa na manhã desta quarta-feira (27), às 8h30, durante um café da manhã, no Espaço Unique, em Salvador, através de vídeos, imagens e pronunciamentos das autoridades presentes.
O aspecto mais enfatizado durante o evento foi a capacidade que a nova arena terá de assumir inúmeras funções. O chefe de gabinete da prefeitura municipal e responsável pelos assuntos da Copa de 2014 em Salvador, Leonel Leal, foi o primeiro a se pronunciar sobre o projeto. Segundo ele, a capital baiana, por ser uma cidade turística, precisa de um local para catalisar todas as manifestações culturais. A Arena Fonte Nova será um espaço multiuso. Salvador necessita de uma grande casa de shows., disse. Leal ainda afirmou que os investimentos que serão feitos para o Mundial são de fundamental importância para a melhoria da cidade, não só na questão urbana, mas também social, melhorando a qualidade de vida.
Ney Campello, secretário extraordinário da Copa de 2014 (SECOPA), aproveitou a oportunidade para comparar as obras em Salvador às que estão sendo realizadas em Londres, para os jogos olímpicos de 2012. A arena que está sendo construída na capital inglesa será entregue seis meses antes do início da competição, enquanto que a Fonte Nova está planejada para ficar pronta em 2013, um ano antes do Mundial. Para Campello, isso mostra que a capital baiana é referência no Brasil quando o assunto é a construção de um projeto deste porte. O secretário aproveitou para defender a candidatura de Salvador como sede da abertura da competição. Somos o local onde o país do futebol nasceu. Isso nos dá legitimidade para dizer que podemos abrir a Copa. Mas claro que essa decisão não é nossa, e sim da FIFA, declarou.
Em relação aos jogos de futebol que serão realizados na Arena após as partidas do Mundial, é certo que o Bahia utilizará o espaço, devido à assinatura do memorando com a Concessionária Fonte Nova Negócios e Participações (FNP). Segundo o presidente do consórcio, Dênio Cidreira, o projeto já foi apresentado ao Vitória e a intenção é que o clube rubro-negro também assine. A ideia é que volte a ter clássicos com casa cheia em Salvador. Lino Cardoso, Diretor de Marketing da FNP, explicou que com o projeto luminotécnico as configurações do estádio serão modificadas de acordo com o time que estiver jogando. A inspiração, segundo ele, vem da Itália. Em Milão, os dois maiores clubes, Internazionale e Milan, utilizam o mesmo estádio.
A Arena está sendo construída baseada em na Amsterdã Arena, estádio do Ájax, time holandês. Os dois espaços têm capacidade de 52 mil pessoas, com a versatilidade de receber qualquer tipo de evento. A intenção da FNP é realizar 80 eventos de grande e médio porte por ano no local. A Fonte Nova contará com 39 quiosques de alimentação, 94 banheiros, 2000 vagas e bicicletário que estarão disponíveis todos os dias do ano, além de 90 camarotes, um lounge de 2.040m² para dá apoio aos 2.500 assentos vips, restaurantes com vista para o Dique do Tororó, museu e um tour de visitação´.
Veja a recém-lançada marca da Arena Fonte Nova, criada pela agência Casa das Três
Leia Também
Nova Fonte já poderá ter formato visível em maio
Souza e Nen reaparecem em campo; Ananias ainda não
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.