é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Comentarista ironiza fanatismo da torcida do Bahia

Notícia
Historico
Publicada em 23 de agosto de 2005 às 15:34 por Da Redação

Confira abaixo o último texto publicado pelo colunista Oscar Paris em seu “Gol de Placa”, inserido na edição desta terça-feira de A Tarde:

“FABULÁRIO DO DELÍRIO TRICOLOR

É inacreditável como tem gente que consegue enxergar o lado bom das coisas em tudo, inclusive em situações que beiram o caos. Em alguns casos, a capacidade de manter acesa a chama da esperança, até o último suspiro, é quase sobrenatural.

Ao se deparar com os números da tragédia, estampados na tabela de classificação, um amigo, torcedor do Bahia, saiu com esta: “Estamos a cinco pontos do oitavo colocado. Ganhando as três, chegamos a 31. Dá até para classificar”.

Pensei.. Agora, ele vai dizer que foi ao terreiro, subiu a Colina Sagrada, participou da missa das seis e todos, todos os santos, garantiram que vão estar ao lado do tricolor. Mas não. Ele foi ainda mais ousado. “E você sabe como é, chegando lá, é um abraço”.

Meu pai sempre me disse para não cutucar leão com vara curta. Mas não resisti e perguntei sobre o risco de rebaixamento. Nunca ouvi nada parecido.. “A tabela mostra que é quase impossível o Bahia cair para a Terceira”. Estupefato, perguntei: Como assim?

Ele não se fez de rogado: “Criciúma e Caxias já caíram. O União Barbarense ganha do Vitória, mas perde as outras duas.. Restam três vagas, que vão ficar entre Anapolina, Paulista, São Raimundo, Gama e Ceará”.

Tentei argumentar que o Bahia joga fora contra o Sport, que luta para classificar e matematicamente ainda corre o risco de cair, e o próprio Paulista. Isso sem falar no Santo André, que, mesmo na Fonte Nova, é uma pedreira.

“Você está se esquecendo da tradição. Além disso, o Viola voltou a jogar bola, e o Procópio tem o time nas mãos”. Saí do sério e joguei pesado, dizendo que, se o Vitória fizer somente a lição de casa, estará na próxima fase.

O último jogo dos caras é contra a Portuguesa, que precisa ficar entre os quatro. E porrada certa. Além disso, pega dois ameaçados de rebaixamento, o Ceará e o União Barbarense. Mais duas surras.

Mas estes resultados, ponderei, só complicam ainda mais a situação do Bahia. Lembra que União Barbarense e Ceará são adversários diretos do tricolor? “Sim e os outros times não contam, não é? Você não perde por esperar. No dia 10 de setembro, última rodada, a gente se fala. Fui”.

À noite, ele ligou. “Cara, analisei a tabela e pelo que vi é melhor classificar entre os quatro últimos. No ano passado, a gente tinha a vantagem e deu no que deu”. E graças a Deus desligou. Antes de dormir, procurei no catálogo o número de algum psiquiatra.

Mas desisti. Como o caso é grave, ele poderia sugerir o choque elétrico, e eu sou absolutamente contra este tipo de terapia”.

Clique aqui para saber tudo sobre o Campeonato Brasileiro 2005

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Até onde você acha que o Bahia chegará na Série A 2024?
todas as enquetes