40, 45 ou 50 mil? Em meio a boa fase da equipe e da sequência de partidas decisivas disputadas pelo Esquadrão, a nação tricolor tem levantado o questionamento: qual a real capacidade da Arena Fonte Nova?
Mesmo disputando uma série de decisões como há muito tempo não se via, a “narcisista” torcida do Bahia terá que se contentar com uma quantidade máxima de torcedores dentro do estádio diferente das que ficou acostumada a se orgulhar nas grandes conquistas do Tricolor ao longo da história.
Para esclarecer de uma vez por todas as dúvidas dos torcedores, a reportagem do ecbahia.com buscou respostas junto a AFN e ao Bahia para tentar elucidar algumas informações controversas a respeito da capacidade máxima de público em partidas com o mando de campo azul, vermelho e branco.
Diferente do documento que encontra-se disponível (clique aqui) no site do Conselho Federal de Engenharia e Arquitetura CONFEA, da informação (clique aqui) que consta no portal oficial da Copa do mundo no Brasil, dos dados (clique aqui) do site oficial da FIFA, entidade máxima do futebol, e da informação que consta no próprio site oficial da Arena Fonte Nova, todas essas informações indicando uma capacidade de 50 mil assentos cobertos, em contato com o ecbahia.com, a assessoria da AFN retificou a informação apontando aproximadamente 48 mil assentos como capacidade máxima do equipamento.
ENTENDA A DISPOSIÇÃO DA CAPACIDADE MÁXIMA DO ESTÁDIO
Segundo a assessoria da Arena, cada jogo tem uma configuração específica, a depender da demanda e da rivalidade entre as torcidas. No jogo Bahia x Sport, no dia 12/04, pela Copa do Nordeste, por exemplo, foram colocados à venda cerca de 39 mil ingressos, somando torcida mandante e visitante. Além deste número, cerca de 2,5 mil assentos são destinados a ingressos corporativos para o Bahia e patrocinadores, número que também é contabilizado como público pagante. Totalizando uma possibilidade de aproximadamente 41,5 mil assentos disponíveis para o público em geral. A diferença entre este número (41,5 mil) e a nova capacidade divulgada pela Arena (48 mil), ou seja, os 6,5 mil assentos que não são colocados à venda são referentes a:
– Bloqueios de segurança exigidos pela Polícia Militar entre os setores;
-Assentos dos camarotes que não entram na disponibilidade para venda ao público, pois são comercializados por temporada (12 meses);
-Área reservada a imprensa.
VENDAS ESCALONADAS
Alguma vez você já se perguntou o porquê de alguns setores da Arena Fonte Nova ficarem vazios em determinados jogos? Segundo a assessoria, todos os jogos do Esquadrão podem ter a capacidade máxima do estádio ocupada, entretanto para otimizar os gastos, a Arena comercializa os ingressos de forma escalonada. A medida que os setores atingem cerca de 85% de sua capacidade, inicia-se a venda de novos setores.
CLUBE BUSCA AUMENTAR NÚMERO DE INGRESSOS COMERCIALIZÁVEIS
Em contato com a assessoria de comunicação do Bahia, o ecbahia.com apurou que o Clube busca aumentar o número máximo de ingressos possíveis a serem comercializados para seus torcedores. A medida está em negociação com a Arena e os órgãos de segurança competentes em busca de uma diminuição dos chamados bloqueios de segurança, que atualmente ocupam cerca de 12,5% da capacidade do estádio.
Leia Também
Entradas para decisões à venda; sócios em vantagem
Esquadrão tem maratona de jogos decisivos
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.