Como todos sabem, o Brasileirão do ano que vem será realizado durante praticamente o ano todo, de abril a dezembro, em sistema de turno e returno. Outra alteração no calendário é que não vai haver mais nenhum campeonato regional, portanto, Sul-Minas, Rio-São Paulo e Nordestão estão eliminados.
Deste modo, a Federação Bahiana de Futebol já anunciou que o início do campeonato estadual de 2003 está previsto para o dia 25 de janeiro e o seu término em 23 de março.
A FBF ainda informou que o certame do próximo ano deve vir com um formato diferente do que estamos acostumados. Sai o Barreiras rebaixado e entra o Itabuna, campeão da Segunda Divisão. Entra também o melhor classificado da Taça Estado que não estava no Campeonato Baiano, o Serrano, totalizando 13 clubes divididos em três grupos.
Estas chaves serão regionalizadas, ou seja, os times foram encaixados pelo grau de proximidade de seus municípios. O objetivo é que o deslocamento seja reduzido e os jogadores possam se dirigir às cidades adversárias no mesmo dia, após o almoço, já que o tempo gasto deve oscilar de 40 minutos a duas horas.
O Grupo 1 deve ser formado por Bahia, Atlético de Alagoinhas, Camaçari, Catuense e Vitória-BA. O Grupo 2 por Cruzeiro de Cruz das Almas, Fluminense de Feira de Santana, Palmeiras Nordeste e Juazeiro. O Grupo 3 por Colo Colo, Itabuna, Poções e Serrano.
Na primeira fase os clubes vão se enfrentar em jogos de ida e volta. Do Grupo 1 classificam-se três equipes, enquanto que passam mais duas dos demais. Para totalizar oito times, será escolhido quem tiver tido o melhor índice técnico entre os desclassificados. A partir daí vão ser realizados jogos no estilo mata-mata durante as quartas-de-final e semifinais até sobrarem os finalistas.
O novo regulamento promete ser bastante enxuto, realizando-se em menos de dois meses, provocando uma boa redução dos custos para os times. Dez deles já aprovaram as modificações, faltando apenas a FBF entrar em contato com o Serrano e a dupla BA-Vi.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.