Pasmem. Faz nada menos que seis meses que o Bahia não conhece o gostinho de um triunfo longe da Fonte Nova. Este ano o Tricolor não conseguiu vencer nenhuma partida fora de casa, nem mesmo no Campeonato Baiano, quando perdeu para Catuense, Atlético de Alagoinhas, Camaçari e Vitória-BA.
Na Copa do Brasil, o Esquadrão de Aço, afastado de seus domínios, obteve apenas um simples empate com os inexpressivos Atlético de Cajazeiras e CFA-RO, além de perder para o Vasco.
E a situação não muda pelo Campeonato Brasileiro: o time já atuou longe de sua torcida seis vezes e não conseguiu nenhum resultado positivo. Foram três empates (contra Fortaleza, Vasco e São Paulo) e três derrotas (diante de Internacional, Paraná e Figueirense) – muito pouco para um clube que pensa em chegar entre os primeiros.
Com a possibilidade de o Santos, próximo adversário do Bahia, atuar com uma equipe mista (por estar totalmente voltado para a Libertadores), os jogadores do Tricolor estão apostando que chegou a hora de tirar o pé da lama, garantindo os primeiros três pontos do time fora de Salvador em 2003.
Para se ter uma idéia da dificuldade de o clube ganhar uma partida como visitante, seu último triunfo deste modo aconteceu em novembro do ano passado, pela última rodada do Nacional, contra a Portuguesa, quando o time venceu por 4 a 2 e escapou do rebaixamento.
Vale a pena ressaltar que a Lusa não atuou no Canindé, mas no estádio de Mogi Mirim, pois estava punida pela CBF.
Ainda nessa competição, quando o Bahia povoou a zona de risco por quase todo o Brasileiro, a equipe conquistou os 3 pontos fora de casa somente em mais um embate fora de casa; exatamente contra o Palmeiras, que como a Portuguesa, também terminou degolado para a Segunda Divisão.
A importância de um triunfo na casa do adversário pode ser demonstrada pela campanha do Bahia no campeonato de 2001, quando venceu quatro jogos (Sport, América-MG, São Paulo e Vasco) e terminou classificando-se para as finais do certame.
A Tarde (Adaptado)
Leia também: Jogadores negam “tremer” longe da Fonte Nova
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2003
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.