O Esquadrão de Aço realizou uma bela partida e conseguiu derrotar o “todo-poderoso” São Paulo por 2 a 0, na noite desta quarta-feira, na Fonte Nova.
Geraldo e Bebeto foram os autores dos gols tricolores, que fizeram a festa para mais de 35 mil pessoas. Com o resultado, a equipe ganhou mais três posições e agora é o 14º colocado.
A partida começou a todo vapor. Aos 5 minutos, Geraldo invadiu a área, foi derrubado e reclamou pênalti, mas o árbitro apenas ignorou, indignando a Nação Tricolor.
Pouco tempo depois, o são-paulino Luís Fabiano realizou uma linda jogada: ele deu um lençol em Vadomiro e tocou para Kaká, que prendeu a marcação e devolveu para o atacante. De cara para o gol, Fabiano chutou por cima.
Em seguida, Geraldo enfiou ótima bola para Gil Baiano na área. Ele dominou e bateu cruzado, em cima da zaga.
Aos 21 minutos, Kaká voltou a aparecer no jogo. Ele dominou na intermediária, passou por Ramos e chutou forte, para fora. O tempo ia passando e o embate continuava bastante movimentado. Daniel tocou para Nonato na área, que, mesmo marcado, chutou, mas a bola bateu na marcação e saiu.
Já se notava claramente que o Bahia, praticando uma marcação quase perfeita, era o dono da partida. Este domínio ficou ainda mais evidente aos 35 minutos, quando a equipe promoveu uma verdadeira blitz na defesa paulista.
Daniel cruzou da direita. Nonato foi desequilibrado pelo marcador e não conseguiu cabecear. Ainda assim, a bola sobrou na esquerda para Geraldo. O goleiro Rogério saiu desesperadamente, veio até a lateral do campo para marcar o meia e foi driblado. Geraldo cruzou para Nonato, sem guarda-metas, mas o atacante furou. Ramos pegou a sobra e mandou um belo chute de fora da área, mas a bola sai pelo fundo.
Aos 41 minutos, Rogério Ceni fez a defesa do jogo, após uma cabeçada de Gil Baiano, quase na pequena área.
Em seguida, veio a grande chance para o Esquadrão de Aço abrir o marcador. Depois do zagueiro Régis meter a mão na bola, o árbitro catarinense marcou pênalti, deixando a torcida na expectativa. Todavia, aos 43, Nonato bateu displiscente, facilitando a defesa do goleiro são-paulino.
Conseqüência: toda o time desceu para os vestiários sob aplausos, menos o camisa 11 tricolor, que levou uma sonora vaia.
Logo no primeiro minuto da segunda etapa, Jorginho Paulista passou por Ramos, invadiu a área e chutou. Emerson saiu bem do gol e salvou a pátria baiana.
Dois minutos depois, foi a vez de Leandro ser acionado livre pela esquerda, na área. Só que, para sorte do Esquadrão de Aço, o atacante pegou mal e chutou para fora.
Aos 6, Gil dominou a bola na área, girou e bateu no canto. Rogério defendeu. Minutos depois, Valdomiro escorregou e deixou Luís Fabiano sozinho, frente-a-frente com Emerson. Felizmente, o arqueiro saiu bem e acabou salvando a equipe.
Sem quase ter tocado na bola no segundo tempo, Nonato foi trocado por Ney Fabiano e, como não poderia deixar de ser, sob intensas vaias.
A impressão que se tinha era que o Bahia não iria chegar mais ao tão sonhado gol. No entanto, aos 30 minutos, o talento e a genialidade de Geraldo falaram mais alto, fazendo a fanática torcida tricolor explodir nas arquibandas do Octávio Mangabeira.
A jogada se iniciou meio despretenciosa, dos pés de Ney, que lançou para a esquerda e encontrou Geraldo. Ele passou por um, deixou outro no chão, e chutou, de direita. A bola resvalou em um zagueiro paulista e foi parar no cantinho, sem chances para Rogério Ceni. Bahia 1 a 0.
Após inaugurar o marcador, o Tricolor segurou o ímpeto do São Paulo, administrando o resultado até os 47 minutos, quando, num lance simplesmente incrível, Bebeto Campos arriscou um chute de fora da área e acertou o ângulo superior esquerdo de Rogério (que nem se mexeu), definindo a partida. Festa na Fonte Nova.
A equipe volta a jogar pela competição no próximo domingo, contra o São Caetano, na casa do adversário.
Clique aqui para saber tudo sobre o Brasileirão 2002
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.