Enquanto muitos comemoram os dez anos do famoso gol que deu o bicampeonato estadual ao Bahia, outros não querem saber de Raudinei. Não é à toa: a partir de 1994, poucos anos depois da maior glória que obteve (o título nacional), o clube mergulhou no capítulo mais nebuloso de toda a sua história. Talvez isso explique, aliás, porque aquele primeiro grupo seja tão nostálgico.
O Esquadrão de Aço, outrora acostumado a ser praticamente imbatível no âmbito regional, dono da hegemonia em suas fronteiras, já não é tão soberano assim. Durante o período em questão, foram oficialmente conquistados apenas dois canecos baianos (98 e 2001) e, de quebra, aconteceu algo então inédito ao Tricolor: o rebaixamento.
E em duas ocasiões (97 e 2003), sendo que nas temporadas imediatamente anteriores o descenso bateu na trave, nos salvando somente na última rodada. A Série B, por sinal, é onde estamos hoje em dia. Oxalá que de passagem.
É verdade que ganhamos o bi do Nordestão (01/02), fizemos boas campanhas nos Brasilierões de 2000 e 2001 e conseguimos alguma graça numa partidinha ali, outra acolá. Mas convenhamos que é pouco para uma equipe com um passado tão glorioso, com grandes jogadores, participações em Libertadores e, principalmente, uma torcida tão grande e fanática. Continuamos sem eleições diretas e o presidente do Bahia detém – pelo menos – 90% de rejeição.
Na década de 70, por exemplo, ficamos com nove títulos estaduais. Na de 80, sete; na de 90, quatro; e na atual, até o momento, só um. Há quem diga, portanto, que quando o ex-atacante mandou de canhota para o fundo das redes rubro-negras, nos acréscimos, levou também muita sujeira para baixo do tapete do Fazendão.
Leia também: Inesquecível, gol de Raudinei completa 10 anos
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.