Revelado na base do Bahia e com afirmação no elenco profissional a partir de 2015, o zagueiro Robson está vivendo uma fase de destaque em sua carreira, tendo conseguido o acesso à primeira divisão do futebol chinês com seu atual clube.
Jogando pelo Dalian Yingbo, Robson foi titular absoluto ao longo da temporada e confirmou a subida de divisão para a elite chinesa, onde jogará em 2025.
Pelo Bahia, o defensor atuou profissionalmente por duas temporadas – entre 2015 e 2016. Ao todo, realizou 47 jogos e marcou três gols com a camisa do Esquadrão de Aço.
Após ter saído do Bahia, ainda em meados de 2016, começou a rodar pelo mundo, passando por países asiáticos e pela Europa, até se firmar na China, onde terminou 2024 como destaque.
Em entrevista ao ge, ele lembrou como chegou à base do Bahia.
“Eu saí direto de Itaguaçu direto para a Bahia. Fui encontrado pelo Bahia numa peneira em Itarana, que é a cidade vizinha a minha, no Espírito Santo, e aí consegui ser aprovado. Antes disso, eu só jogava nas escolinhas da minha cidade e nos torneios de amador, já contra os adultos da região. Isso me ajudou muito na época. Eu era titular, banco e vivi de tudo. Isso me fez ter a chance de ir para o Bahia, o meu primeiro clube profissional, e agarrar a oportunidade”.
Zagueiro ex-Bahia passa por seis países até se firmar na China
Antes de se profissionalizar pelo Bahia, o defensor chegou a ter uma breve passagem pelo Kawasaki Frontale, em 2013, com apenas um jogo.
Mas foi a partir de sua saída do Bahia que começou a rodar pelo mundo, a começar pelo futebol do Irã, onde jogou pelo Esteghal até 2017.
Na temporada seguinte, foi contratado pelo Boavista, de Portugal; e no ano seguinte já estava jogando nos Emirados Árabes, onde passou por Baniya e Khofarkkan.
No auge da pandemia, Robson optou por retornar ao Brasil e jogou por Botafogo-SP e Novorizontino entre 2020 e meados de 2021, quando decidiu sair novamente do país.
Passou pelo Farense, de Portugal, e pelo Al Jandal, da Arabia Saudita, até chegar ao Dalian Yingbo FC, da China, em 2024.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.