O mundo de futebol dá voltas constantemente. Revelação da base do Bahia, mas sem conquistar destaque profissional no clube, o centroavante Marcelo Ryan foi um dos artilheiros do futebol japonês em 2024.
Goleador no sub-20 do Bahia, Marcelo Ryan subiu para o time profissional tricolor em 2020, mas ganhou espaço somente em 2021 – ele marcou cinco gols em 13 partidas.
Já em 2022, consolidado no elenco de cima, o centroavante conseguiu apenas dois gols em 15 partidas. No meio do mesmo ano, foi vendido pelo clube ao Yokohama FC, com valores que não foram divulgados a pedido da equipe japonesa.
Foi uma das últimas vendas realizadas na gestão Guilherme Bellintani.
Ex-atacante do Bahia é um dos artilheiros do Japão em 2024
Mesmo jogando pelo Sagan Tosu, rebaixado em último lugar na primeira divisão japonesa, o atacante foi o sexto principal goleador do campeonato.
Foram 15 gols marcados em 33 partidas disputadas, sendo 14 desses gols na Liga Japonesa.
A temporada mostra a evolução do atacante, que agora tem 22 anos. Somando 2022 e 2023, ele só havia anotado seis gols pelo Yokohama, que o negociou em 2024.
Marcelo Ryan marcou 14 dos 48 gols do seu time no campeonato, que terminou rebaixado com apenas dez triunfos.
Para efeito de comparação, o vice-artilheiro do seu time foi o centroavante Ayumu Yokoyama, que marcou apenas seis gols. Outro brasileiro do elenco, Vinícius Araújo fez somente quatro gols e foi o terceiro goleador do time.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.