A possibilidade de uma final brasileira na Taça Libertadores deste ano é grande. Três clubes brasileiros estão na semifinal: Flamengo, Palmeiras e Atlético Mineiro. O intruso na festa verde e amarelo é o Barcelona de Guayaquil, que eliminou o Fluminense nas quartas de final. Por isso, a expectativa pela decisão do torneio, marcado para o dia 27 de novembro.
O palco da grande decisão será o estádio Centenário, em Montevidéu. Inaugurado em 1930, o local é emblemático para o futebol sul-americano. Sua grandiosidade e imponência ocupa um espaço singular no continente, ao lado de outros grandes estádios, como Maracanã, La Bombonera, Monumental de Nuñez e El Campín. Agora, o gigante uruguaio está sendo reformado para receber a finalíssima da competição. A estimativa é que o valor da reforma não ultrapasse os 2 milhões de dólares (cerca de R$ 11 milhões).
As obras de remodelação no estádio Centenário já começaram e abarcam principalmente o gramado do campo de jogo, que terá a maior transformação feita em décadas, com uma substituição de 100% do gramado e do sistema de irrigação. Os trabalhos estão sendo feitos em atuação conjunta entre especialistas brasileiros e uruguaios.
A intenção é que o gramado esteja nas melhores condições possíveis e cumpra com as exigências de qualidade determinadas pela CONMEBOL, entidade máxima do futebol sul-americano. Ademais, foram iniciados remodelamentos nas arquibancadas e vestiários do estádio, bem como a mudança total dos focos das torres de iluminação, que contarão com luzes led de última geração.
A ideia é rejuvenescer um estádio que estava aquém daquilo que o futebol atual determina, sobretudo para receber partidas decisivas do principal torneio de clubes da América do Sul. Além disso, o Centenário é o estádio utilizado pela seleção uruguaia para receber jogos das Eliminatórias para a Copa do Mundo. A reforma, portanto, era mais que necessária.
As mudanças no gigante incluem também uma nova iluminação LED, remodelação das arquibancadas; tribuna de imprensa; cabine principal de transmissão; palcos; banheiros e vestiários. Ao longo das últimas semanas, equipes de inspeção da Conmebol têm visitado o local para se certificar de que as obras estão de acordo com o determinado pela confederação.
Outro ponto importante é a liberação do público para a final da Libertadores. O país tem a vacinação avançada, mas está precavido com a chegada e expansão da variante delta. Por isso, uma equipe de inspeção da CONMEBOL mantém reuniões interinstitucionais de coordenação com autoridades da Associação Uruguaia de Futebol; Governo uruguaio; Prefeitura; Segurança da cidade e da Saúde, além de representantes de turismo, aeroportos e hotéis.
A entidade iniciou um diálogo com o Ministério da Saúde do Uruguai, com o fim de elaborar protocolos e mecanismos de segurança sanitária para viabilizar a presença de público nas finais. Vale lembrar que os jogos da última rodada das Eliminatórias para a Copa do Mundo já tiveram a presença de parte do público nas partidas que o Uruguai fez jogando em casa.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.