A maioria dos jogadores de futebol passam por altos e baixos ao longo da carreira, sendo que em muitos casos um atleta pode se destacar pelo Bahia e não conseguir repetir o desempenho em outro lugar. Ou também pode ocorrer exatamente o contrário, com atletas que não se destacam no Esquadrão, mas brilham em outros centros.
Este é o caso do centroavante Matheus Saldanha, atualmente de 25 anos, e que passou pelos times sub-20, sub-23 e profissional do Bahia entre 2018 e 2020.
Como profissional do Esquadrão, o atacante atuou por todo o ano de 2020 como o reserva imediato de Gilberto, mas passou longe de obter destaque. Foram 34 jogos disputados e apenas três gols marcados.
Desde que saiu do Bahia, o jogador tem passado por diferentes países. Jogou no Japão e na China, também sem destaque, passou pelo futebol do Azerbeijão, até se encontrar na Sérvia e agora na Hungria.
Ex-atacante do Bahia é destaque no segundo time europeu consecutivo
Saldanha teve uma passagem de imenso destaque com a camisa do Partizan na temporada 2023/24, com 18 gols em 33 jogos disputados pela equipe da Sérvia.
Como um dos goleadores da temporada, ele atraiu olhares de outros clubes europeus, mas ainda iniciou a temporada 2024/25 pelo Partizan, com mais três gols em seis jogos.
No fim da janela, Saldanha foi vendido ao Ferencváros, da Hungria, por 3 milhões de euros (R$ 18 milhões) – o Bahia inclusive recebeu uma pequena porcentagem como atleta formador.
Em seu início de trajetória na Hungria, mais uma vez ele já se destaca. Em apenas três jogos, o atacante já marcou quatro gols, sendo considerado o principal nome da equipe na temporada.
Somente nesse início de temporada europeia, Saldanha já jogou as fases de classificação da Liga dos Campeões, da Liga Europa e até da Conference, pelo Partizan.
Já pelo clube húngaro, ele disputa a fase de grupos da Liga Europa.
Saldanha é companheiro de outro ex-Bahia na Hungria
Apesar de desconhecido, o Ferencváros não é um clube estranho para jogadores brasileiros.
Na equipe, Saldanha é companheiro de Raul Gustavo, zagueiro que defendeu o Bahia em 2023, e que é titular na Hungria. Kady Borges, ex-Coritiba, é outro brasileiro no elenco.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.