O ex-jogador Daniel Alves aguarda a resolução do tribunal espanhol, com pena variando em mais de uma década na prisão. Daniel Alves é acusado de agredir sexualmente uma mulher durante festa em Barcelona no mês de dezembro de 2022, incriminado por estupro e condenado em janeiro de 2023. Na decisão de ontem, 20 de marco de 2024, a Justiça espanhola aceitou o pedido de liberdade provisória sob fiança de 1 milhão de euros.
Já com 40 anos de idade, Daniel Alves, é acusado de um estupro que aconteceu numa boate em Barcelona contra uma mulher de 23 anos. O jogador alegou ser inocente, e defendeu que houve consenso na relação. Na lei espanhola, os casos desse tipo podem chegar até 12 anos de reclusão.
O Testemunho da Esposa de Daniel Alves
A esposa de Daniel Alves testemunhou já no segundo dia do julgamento. Joana Sanz informou aos juízes que o marido havia saído com amigos na madrugada de 31 de dezembro, retornando à casa visivelmente embriagado por volta das 4 da manhã.
Joana deu inicio ao processo de separação, mas eventualmente desistiu. Em entrevista, disse:
Somos iguais, não vamos nos divorciar neste momento. Ele está na situação em que se encontra e vamos continuar casados por enquanto. (…) ainda estou lá para apoiá-lo e continuarei lá para sempre, o futuro dirá.
Vale lembrar que nesse período, a primeira esposa de Daniel Alves, Dinorah Santana, e os dois filhos, Daniel e Victoria, visitaram o ex-jogador na ocasião do aniversario do lateral.
Durante o depoimento Daniel Alves explanou que não apresenta comportamentos violentos, e que não coagiu a vítima a acompanhá-la ao banheiro. Daniel Alves admitiu ter mentido na primeira versão dos fatos, e justificou que havia tomado essa decisão para evitar que a esposa soubesse do caso.
A linha do tempo do caso Daniel Alves
31 de dezembro de 2022 – A Imprensa catalã divulga a agressão sexual ocorrida na boate Sutton, em Barcelona. A policia coletou o depoimento da vítima e das amigas.
10 de janeiro de 2023 – As imagens das câmeras de segurança que mostram os dois dentro do banheiro da área VIP, as inconsistências nas declarações, e a possibilidade de fuga, culminaram na prisão do jogador Daniel Alves no dia 20.
20 de julho de 2023 – A primeira imagem de Daniel Alves preso foi divulgada. O ex-jogador foi julgado na acusação de “suposta agressão sexual com acesso carnal”.
14 de novembro de 2023 – O Tribunal de Barcelona busca uma pena máxima de 12 anos de prisão;
5-7 de fevereiro de 2024 – Daniel Alves enfrenta julgamento com duração de três dias, e aguarda pela justiça espanhola, com o resultado esperado em menos de um mês.
20 de março de 2024 – A Justiça Espanhola aceita o pedido de liberdade provisória sob fiança de 1 milhão de euros.
Daniel Alves: o jogador com mais títulos na história do futebol
Completando 40 anos de idade, Daniel Alves nasceu 6 de maio de 1983. Em 2022, sendo o jogador em toda a história do futebol a conquistar o maior número de títulos, Daniel Alves contabiliza 43 taças na carreira.
Lateral-direito, Dani Alves começou carreira no Bahia e logo foi para o Sevilla, onde venceu a Liga Europa e a Supercopa da UEFA. No Barcelona ganhou a Liga dos Campeões. Além de passagens no PSG e Juventus, o lateral foi peça chave na Seleção Brasileira por muitos anos.
Reações dos ex-companheiros de clube e seleção:
O ex-zagueiro Gerard Piqué, companheiro de equipe por mais de dez anos no Barcelona, foi um dos primeiros a compartilhar a reação sobre a prisão de Daniel Alves. Piqué disse:
Quando a notícia veio à tona, eu, como ex-companheiro de clube… fiquei confuso. É um caso complexo. Eu o conheço e o respeito. Para os ex-colegas de equipe, é uma situação muito difícil. Quero que a Justiça faça seu trabalho. Até que me provem o contrário, temos que aguardar. É fácil rotular alguém como culpado.
Neymar, que também foi companheiro do ex-jogador no Barcelona e na Seleção, forneceu assistência legal, cedendo um advogado, além de ajudar no pagamento da multa de 800 mil reais para redução de pena. Além disso, Neymar pai afirmou que o jogador “não tinha dinheiro para se defender”, que a contribuição era uma” ajuda a um amigo”, dizendo que a família “acreditar em um amigo do que virar as costas para alguém”.
A condenação de Daniel Alves
No mês passado o ex-jogador foi sentenciado por agressão sexual, com uma pena de 4 anos e 6 meses.
Além disso, Daniel Alves está sob monitoramento do programa anti-suicídio na prisão, dado agravamento da saúde mental do ex-jogador. Sobre a pena máxima, foi pleiteado pelos advogados a pena de 12 anos, enquanto a promotoria pediu três anos menos.
A Justiça espanhola disse ainda que: “está comprovado que a mulher não deu consentimento e que existem elementos de prova, além do testemunho da denunciante, que confirmam a ocorrência da violação”.
Nos últimos desdobramentos do caso Daniel Alves, ontem, quarta, 20 de março de 2024, a Justiça de Barcelona aceitou o pedido de liberdade provisória do ex-jogador.
Leia mais sobre caso Daniel Alves em MightyTips!
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.