O primeiro semestre do futebol brasileiro é sempre mercado pela tradição e pela nostalgia que gira em torno dos campeonatos estaduais, que em outros tempos eram dignos de maior apelo por parte do público e de maior valor esportivo para os times. Mas, hoje em dia, as competições mais atrapalham o calendário da temporada do que causam alegrias à torcida.
Neste ano, a ideia do Bahia foi de priorizar a conquista da Copa do Nordeste e disputar o Campeonato Baiano com um rodízio aplicado pela comissão técnica, dando chance a jogadores tidos como “reservas” ou que teriam poucas chances caso não tivesse sido montado este esquema para os primeiros jogos.
Presidente tricolor, Marcelo Sant’Ana comentou sobre o atual valor do Campeonato Baiano, destacou a simbologia que gira em torno da competição, cujo maior campeão é o Bahia – com 46 títulos – mas lamentou o fato de o torneio não ser atrativo para o clube, mas sim deficitário.
“O estadual tem um valor histórico e afetivo para o torcedor, só que, na atual realidade do Bahia, ele é deficitário. A cota de televisão, que a gente respeita o contrato em vigor, não chega a R$ 1 milhão e as bilheterias geralmente dão negativo. Os números de patrocínios envolvidos no estadual são pequenos e a mobilização dos torcedores também. O Bahia entende que é preciso repensar esse modelo, mas não consigo acreditar que o estadual, no atual modelo, beneficie o clube do interior, com três meses de atividade e nove de inatividade. Esse modelo deve ser repensado porque é economicamente ruim para o Bahia e, pelo que tenho de informação, ele tem sido ruim para a própria Federação Bahiana de Futebol e para os clubes do interior. (…) O Bahia é o maior campeão baiano, a gente tem a expectativa de ganhar a Copa do Nordeste e continuar nossa linha de crescimento.”, comentou Sant’Ana, em entrevista ao Blog do Elton Serra, no site ESPN.com.br.
Em três jogos disputados até então, no Baianão, o Esquadrão somou sete pontos, sendo dois triunfos no Pituaçu e um empate no gramado irregular de Riachão do Jacuípe.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.