é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

‘Temos que nos preparar para que 2025 seja superior’, avalia Rogério Ceni

Notícia
Entrevista
Publicada em 10 de dezembro de 2024 às 15:00 por Victor de Freitas
Treinador faz projeção sobre o que espera do Bahia no próximo ano
rogério ceni após triunfo do bahia
Foto: Catarina Brandão / EC Bahia

Depois de chegar ao Bahia com a missão de livrar o time do rebaixamento, em 2023, o técnico Rogério Ceni encerra 2024 com vaga na Libertadores e garante que o seu objetivo para o próximo ano é de seguir subindo na classificação da Série A.

“O torcedor quer o resultado, a cultura é difícil de você mudar, mas ele vai aprender devagar a gostar desse jogo de passes, mais construído. Temos que tentar continuar crescendo, fomos oitavo esse ano, temos que tentar estar entre os seis, entende? Com o passar do tempo a tendência é que o clube cresça cada vez mais”, afirma o treinador do Esquadrão.

Ceni revelou, após o fim da Série A, que a projeção inicial feita pelo Grupo City era de chegar à Copa Sul-americana, e não sofrer sustos na parte inferior da classificação.

Com o passar das rodadas, e o Bahia fixado na parte alta da classificação, as perspectivas foram ampliadas para a busca por uma vaga na Libertadores, que foi o objetivo principal citado diversas vezes pelo técnico e pelos jogadores no segundo turno, apesar de a vaga ter sido conquistada no sufoco na última rodada.

“Para mim, quando fizemos a programação do ano era algo distante conseguir chegar nessa posição; depois, com o decorrer do campeonato, passou a ser algo real; e infelizmente depois da turbulência, passou a ficar apertado. Isso mostra que o Campeonato Brasileiro é imprevisível”.

É preciso se preparar para melhorar no ano seguinte, diz Rogério Ceni

Levando o Athletico Paranaense como exemplo, Rogério Ceni destacou a necessidade de planejar 2025 com o objetivo de não repetir o que foi feito em 2024, mas, sim, melhorar o desempenho.

“Se você sentar no que fez nesse ano, o ano que vem pode ficar comprometido. Se olhar para o passado, o Athletico Paranaense, que todos acreditavam que estaria no G-8, em seu centenário, vai para a segunda divisão, e equipes grandes acostumadas a frequentar o G-8 chegando na segunda metade. Se for analisar, foi um ano bom para o Bahia, muito melhor do que 2023. E temos que nos preparar para que 2025 seja superior ao que foi em 2024”.

O técnico vê o Bahia em evolução, em termos de resultados, e reforça seu ponto de que não pode existir acomodação.

“Eu colocaria “evolução”. Em 2022 subiu, em 2023 não caiu, e em 2024 se classificou para a Libertadores. A gente não pode se acomodar. Chegamos nessa vaga que foi muito importante, é uma evolução. Claro que o torcedor sempre quer o título. O Baiano, a Copa do Nordeste, o Brasileiro. Temos que nos acostumar a vencer, desde o Campeonato Baiano. É por isso que alguns times, Flamengo, Palmeiras, o Botafogo, que perdeu o ano passado e depois cresce, são times que se acostumam a viver momentos decisivos”.

Rogério Ceni tem contrato garantido com o Bahia até o final de 2025 e seguirá no comando da equipe tricolor ao longo de toda a temporada que vem.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a contratação do centroavante Willian José?
todas as enquetes