Gabriel Xavier hoje é titular da zaga do Bahia. Com pouca rodagem no futebol profissional antes de chegar ao clube, ainda no sub-20, o defensor ganhou a concorrência contra atletas experientes e tem a confiança do técnico Rogério Ceni, que é uma das suas inspirações para se firmar na equipe.
Entrevistado pelo ge.globo, Gabriel Xavier falou sobre a sua paciência para aguardar no banco de reservas uma sequência no time titular – mesmo que fosse um nome pedido frequentemente pela torcida.
“Isso é uma trajetória bem complicada na vida do atleta. Você tem que ter força para trabalhar mesmo quando não entra nos jogos. Mas sempre pude ter essa cabeça boa de trabalhar, de esperar o meu momento”.
O defensor revelou ter tido o início de carreira de Rogério Ceni como goleiro do São Paulo, onde foi reserva por várias temporadas antes de chegar ao time titular.
“O professor fala do exemplo dele, de ser quatro anos reserva no São Paulo, para depois ter oportunidade de ser titular. Então ele sempre deixou a gente ser esperançoso, sempre trabalhou a gente bem, para que quando tivesse oportunidade estar pronto para desempenhar da melhor maneira possível, como vem acontecendo”, disse o jogador tricolor.
Além de inspiração no treinador, Gabriel Xavier diz prestar atenção nas opiniões
Aos 23 anos, o zagueiro garante que não deixa, em nenhum momento, de ouvir o que companheiros e membros da comissão técnica opinam sobre a sua posição e onde pode melhorar.
“Sou uma pessoa que gosto muito de escutar opiniões dos amigos, Kanu, Cuesta, o Nelson (Simões, auxiliar de Rogério Ceni) também, um profissional que era jogador, zagueiro. E a gente ajuda, faz análise também. Com eles é muito bom porque já tem atalhos do campo, já tem experiência de muitos anos na profissão. Eles me ajudam bastante, me dão dicas”.
“Às vezes até dentro do jogo tem algum lance, algum passe, eles dizem: ‘olha, faz isso e aquilo’. Isso me ajuda bastante para poder estar mais pronto. Eu estou começando agora a minha trajetória no profissional, na Primeira Divisão, mas eles já têm uma boa trajetória, e isso faz com que o caminho se encurte bastante”.
Gabriel Xavier tem 18 jogos em 2024, em sua temporada com maior média de jogos disputados. Em 2023, ele atuou em 20 partidas durante todo o ano.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.