Everaldo foi um dos primeiros jogadores contratados pelo Bahia sob a gestão do Grupo City. Primeiro “camisa 9” da SAF tricolor, o centroavante está em seu segundo ano defendendo o Esquadrão de Aço e afirma estar feliz com o que é propiciado pelo clube no dia-a-dia.
Com o Bahia atualmente em segundo lugar na Série A, Everaldo afirma que a situação da equipe não é uma surpresa, tendo em vista o planejamento voltado para esta temporada, depois de um primeiro ano difícil em razão da transição para SAF.
O atacante tricolor concedeu entrevista à ESPN nesta sexta-feira (28) e abordou, entre outros temas, a importância da SAF para o sucesso atual do Bahia.
“Falar que a gente não se imaginava na condição que está hoje, eu estaria mentindo. É claro que o ano passado foi complicado, foi um ano de transição para SAF, então teve uma mudança muito grande no clube e isso fez com que tivéssemos passado maus bocados no ano passado. Mas nesse ano chegaram reforços de qualidade e junto com Rogério Ceni, e o trabalho que vem implementando no nosso grupo, falar que a gente não se imaginava onde está, eu estaria mentindo. Sabíamos que tínhamos o potencial para estar onde estamos hoje. Mas é difícil se manter. Com trabalho e humildade, vamos conseguir”.
SAF do Bahia: Everaldo revela bastidores do cotidiano do clube
Conforme já havia sido relatado pelo CEO Raul Aguirre e pelo diretor de futebol, Cadu Santoro, o Bahia está totalmente integrado ao Grupo City no que diz respeito ao uso de plataformas e tecnologias.
Além da pré-temporada em Manchester, no CT do City, Everaldo afirma que o dia-a-dia do Bahia tem integração direta com o que é feito na matriz do City Football Group, na Inglaterra.
“Usamos a mesma estrutura que o Haaland e o De Bruyne usam. Isso foi muito bom para nós jogadores, para sabermos a quem nós pertencemos, ao Grupo ao qual o Bahia pertence. A estrutura do Manchester City é uma das melhores do mundo. Não só nós jogadores, mas todos usaram a estrutura de lá. Alimentação, estrutura, alojamento, campos… isso ajudou muito”.
“E tudo que fazem lá, nós fazemos aqui também. A questão da metodologia, eles montaram torres com câmeras. Os caras lá podem assistir os treinos que fazemos aqui. Todos os números de análises do Bahia são passados para Manchester. Dentro disso, tem as reuniões internas de fisiologia, fisioterapia… Tudo está conectado. Estamos vivendo um momento muito bom, mas não é por acaso. O que fazemos está conectado com o que fazemos aqui e com a ajuda que vem de lá”.
Diferença de um clube que é SAF para o modelo tradicional de associação
Everaldo também relatou suas experiências em um clube com uma SAF já consolidada, como é o caso do Bahia, em relação a outros clubes brasileiros que têm atuação no modelo tradicional de associação.
Para ele, a diferença é grande e, no caso do Bahia, com o Grupo City, o investimento é visto frequentemente pelos próprios jogadores, com ações que visam aprimorar o trabalho no CT e a logística para jogos e viagens.
“Sobre a questão da SAF, falando na prática é muito bom. Aqui não é uma associação, onde a cada dois ou três anos se muda o presidente. É um Grupo, que vai ter vários anos para pôr em prática a filosofia que eles colocam no Manchester City e que vem dando certo, e não só lá. No Bolívar, no Yokohama Marinos, no New York City… Isso é muito bom, porque é uma filosofia de um Grupo que dá certo aonde eles entram. No ano passado já sabia que seria difícil por causa da transição, mas nesse ano já é um contraste muito grande. E a SAF é isso. Pelo que a gente vê aqui, todo dia chega um investimento novo de aparelhagem da academia, de logística de hotel, de viagem, e vêm dando resultado também. Essa é uma diferença muito grande. Eu acho que em alguns clubes vai acontecer naturalmente essa troca de associação para SAF”.
Everaldo é o artilheiro do Bahia na “era City”, com 28 gols em 89 jogos entre 2023 e 2024.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.