O Bahia ocupa a posição de lanterna no que se diz respeito ao uso de jogadores da base nessa Série A. Apenas um jogador, que é o titular Gabriel Xavier, teve passagem por alguma categoria de formação do clube.
Contra o Cuiabá, o técnico Rogério Ceni relacionou o centroavante Tiago, da equipe sub-20, em razão da saída de Oscar Estupiñán e da ausência de Everaldo, para compor o banco de reservas.
Questionado sobre o tema em entrevista coletiva, o treinador tricolor afirmou que é um objetivo ter mais jogadores da base compondo o grupo profissional, mas que ainda não é o momento. Segundo ele, ainda é preciso que os jogadores alcancem o nível técnico necessário.
Acho que para o futuro do clube é tentar fortalecer a base cada vez mais. Roger está na Seleção, Thiago relacionado. Jota e Sidney vem de lesões recentes, estavam se recuperando. Acho que, na minha opinião, gostaria que a gente tivesse, no futuro tem que ter 30, 40% do elenco da base, mas temos que alcançar um nível técnico que eles possam entregar no Brasileiro”.
Usar mais atletas da base no time profissional do Bahia não é simples, diz Ceni
Como parte da metodologia trazida pelo Grupo City, as divisões de base do clube podem ter um papel importante no futuro, e este é um objetivo, mas Rogério Ceni destaca que o processo de incluir nomes em formação no time principal não é simples em razão do panorama atual.
“É um objetivo do clube, que vai fazer o Bahia seguir firme, com o passar do tempo é muito importante. É fundamental. Palmeiras talvez seja o maior exemplo no momento. Mas o processo não é simples da noite para o dia. No Sub-20 o Bahia tomou 7 a 0 do Palmeiras, você entende? Poderíamos colocar o Thiago, mas o Ratão está aí, vamos colocar. Maior objetivo que nós temos é inserir o maior número de jogadores de base, promover minutos e expor no mercado com venda futura”.
Na Série A de 2024, apenas o Fortaleza tem a mesma utilização da base – também com um jogador usado. Todos os outros 18 clubes da primeira divisão usaram mais atletas de suas categorias de formação.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.