A CBF fez uma importante alteração na regra de inscrição de jogadores na Copa do Brasil, o que pode causar um impacto positivo para Bahia e outros clubes na janela do meio do ano. Entenda!
A alteração promovida pela CBF é o fim da proibição de que um atleta jogue por mais de um clube na mesma edição de Copa do Brasil.
Como em muitos casos já aconteceu com o Esquadrão, um jogador que havia atuado mesmo que só em uma partida da competição já ficava proibido de defender outro clube no restante do torneio – que começa em fevereiro e vai até novembro.
CBF permite que jogadores atuem por dois clubes na Copa do Brasil
A partir desse ano, a entidade passará a permitir que um clube possa utilizar seu jogador contratado na Copa do Brasil mesmo que ele já tenha defendido outro clube. Mas desde que atenta ao critério.
Só será permitido um jogador atuar por dois clubes na Copa do Brasil caso ele tenha jogado no máximo as duas primeiras fases por sua primeira equipe.
Caso atue na terceira fase, já não poderá mais jogar por outro time dentro desse torneio.
Por outro lado, caso jogue as duas primeiras fases e não entre em campo na terceira fase, ainda poderá jogar as etapas seguintes por outra equipe.
O impacto da mudança para o Bahia
Assim como para outros clubes, o impacto para o Bahia é positivo pelo fato de que poderá contar com um possível reforço que seja contratado dentro dessa situação.
Um exemplo é o atacante Deyverson no Atlético Mineiro em 2024. Ele não pôde atuar nas fases finais porque já havia defendido o Cuiabá nas duas primeiras etapas da competição.
Fim da vantagem do empate na 1ª fase da Copa do Brasil
Além disso, a CBF anunciou o fim do critério de vantagem para o time de melhor ranking na primeira fase.
Até 2024, a equipe visitante da fase inicial tinha a possibilidade de empatar para ficar com a vaga na etapa seguinte. Não acontecerá mais.
A partir de 2025, um empate levará a decisão para as penalidades.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.