é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 24 de janeiro de 2009 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

“Vem Pituaçu, pra mão de papá… vem!”

O título desta coluna é uma homenagem a um amigo querido. Ainda bem que há pessoas que conseguem encontrar o lado espirituoso nas piores situações, e não diferente desse meu amigo a torcida do Bahia assume a expressão de uma criança quando recebe um presente. A alegria está incontida no olhar lacrimejante dos mais velhos e no saltitar dos olhos mais jovens, todos tricolores, é claro. Vejo nas ruas, nos parques das pracinhas, nas bancas de revistas, nos shoppings e nos supermercados, todos com muito mais alegria… Afinal, o motivo é a volta do Bahia para casa.

Apesar de todas as dificuldades impostas por motivos que jamais acrescentaram qualquer coisa de útil à sociedade, ou ao Meio Ambiente, o estádio vai sair mesmo contra a vontade dos seus algozes. Por conseqüência, o Bahia já atropela ministérios, preconceitos, inveja, raiva e o que a sua força encontrar pela frente. A força do Tricolor emana da sua torcida que encoraja autoridades decentes ao ponto de o Governador afirmar que “Pituaçu será inaugurado no domingo, eu garanto”. Foi tudo que a torcida tricolor esperou ouvir durante o ano de 2008 e que só agora se concretizou.

Me pergunto o que move o sentimento de um suposto defensor da causa pública ao tentar impedir de todas as formas, possíveis e impossíveis, uma obra do porte do estádio de Pituaçu. Eu só encontro uma única resposta: perseguição causada por inveja e paixão clubística. Mas não é bom descartar terceiros. Acabaram com a mata atlântica na Paralela, logo ali mais adiante de Pituaçu, e nenhum defensor (…) do meio ambiente apareceu para embargar patavinas! Ministério Público… sequer se pronunciou, eu não vi e nem soube.

Parabéns ao Governador Jaques Wagner pela atitude de um líder, como requer o cargo que ele exerce, ao peitar o Ibama e o Ministério Público determinando a inauguração definitiva do Estádio Roberto Santos. Certamente será aplaudido de pé por todos que estiverem presentes no domingo, 25, em Pituaçu. Tomara que seja somente o Governador, a Primeira Dama e seus assessores. Que os demais políticos fiquem apenas nas arquibancadas.

Sem dúvida alguma foi uma semana de angústia terrível para a Nação Tricolor. Diria que o noticiário foi efetivamente só de tortura para cima da torcida. Infelizmente eles, os tais defensores (…) dos interesses públicos, ignoram a pujança da torcida do Bahia que, se resolver dar o troco, o fará na medida certa, através da própria Justiça da qual faz parte (…) a promotora que está à frente desses embargos.

Mas eis que, em meio à tanta confusão, surge o Juiz Federal Avio Mozar José Ferraz de Novais, que no uso das suas atribuições, usando de extremo bom senso, resolveu dar Pituaçu como apto, tendo como motivos para tal evitar tumultos, conflitos, ou, prejuízos à população, coisas que a promotora parecia insistir que houvessem. As provocações com tantos embargos e insistência neles são fatos de relevância tal que me força concluir assim. Acho que já estavam brincando demais com a paciência do torcedor, e se conseqüências houvessem saberíamos onde encontrar culpados. O pau que dá em Chico não é o mesmo que dá em Francisco?

Imagine só o torcedor se no futuro o Estádio Roberto Santos passar em definitivo ou, por comodato, para o Bahia, hein? Vão ser chiliques e desmaios à cântaros, murrinhos e pulinhos em cima de mesas à torto e direita, aí é que veremos liminares e os escambáus à quatro como nunca imaginamos! Isto é, se a lição não for aprendida. Penso que já apareceram na mídia demais da conta em detrimento de um povo, que afinal, tem como pecado ao que parece, torcer pelo E.C.Bahia. Tá na hora de rever conceitos e abraçar a defesa da causa pública de forma útil como se espera de um Ministério Público que se respeite, e não de forma vaidosa com ares de retaliação em cima de algo de utilidade pública.

“Somente duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. E não estou seguro quanto a primeira” (Albert Einstein)

Há pessoas que ainda vivem o tempo da ditadura e se valem de cargos para tentar impor o seu senso antidemocrático, essas são apenas espectros em nosso tempo à procura de luz. Ou são pessoas altamente desqualificadas para os cargos que ocupam. Fica mais adequada esta última avaliação. O importante é que apesar dos cães que ladram, a caravana vai passando com destino marcado em Pituaçu. Como disse o meu amigo: “vem Pituaçu, pra mão de papá… vem!

xxx

Espera-se que domingo, 25, o Bahia seja bem melhor que o de Itabuna, e que Gallo seja mais ousado na armação do time. Afinal, joga em casa diante da sua torcida com toda motivação possível, de casa cheia. Isto é, não tão cheia assim. Quase.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes