é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 27 de março de 2010 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Universidade que deslumbra

Que universidade maravilhosa é o futebol, até pelas oportunidades que oferece a todos os envolvidos no seu reino. Entretanto, poucos aproveitam. Fico imaginando o que ocorre na cabeça de certos jogadores que mal despontam e já aprontam coisas que Pelé, Rivelino, Zico, Dinamite, Kaká, Junior e outros ídolos, jamais fizeram. Ronaldo Nazário e Ronaldinho Gaúcho até podem cometer alguns excessos, já que estão realizados profissionalmente e já ganharam tudo que tinham que ganhar. Alcançaram o topo das conquistas.

Vamos descer a escada e falar de alguns jogadores que têm lá seus potenciais, mas não têm inteligência sequer para conduzirem suas carreiras com dignidade profissional, e tornam-se medíocres nas atitudes. Confundem idolatria com irresponsabilidade e acham-se, deslumbradamente, capazes de balançar o coreto sem que esse desabe nas suas próprias cabeças.

Rogerinho… Boa perna esquerda, inteligente em campo, habilidoso e uma preocupação constante na cabeça dos adversários. Se quiser, fará sucesso, ainda há tempo. O problema, entretanto, é a falta de responsabilidade que ele tem para com o grupo do qual faz parte e para com ele mesmo. Portanto, o problema dele é ele mesmo.

O jogador não está fingindo contusão e nem o Dr. Marcos Lopes se permitiria a tal irresponsabilidade. O “xis” da polêmica está no fato de o jogador ter uma lesão que tem merecido todo o cuidado do departamento médico do clube, cujo cuidado deveria ser maior ainda da parte dele, jogador. Mas não, ignora esse cuidado e vai à luta nas boates, que convenhamos, não é nenhuma casa de repouso.

Aí está um caso típico do jogador talentoso que não conhece o seu próprio lugar e nem o tamanho da sua responsabilidade de ser jogador do Bahia… Será que o grupo que compõe o atual elenco tricolor, comprometido como é com o profissionalismo, fechado em torno de um objetivo, vai aceitar que uma ovelha descomprometida com o rebanho volte a participar do grupo, sem antes chamá-lo à responsabilidade?

Rogerinho é tecnicamente um jogador diferenciado, mas não insubstituível. Tanto isto é verdade que o time está invicto no campeonato baiano desde a sua contusão. Então, rapaz, prefere manchar o teu currículo, passaporte para teu futuro, em detrimento da arte que Deus te permite? De repente, quando você menos perceber, o grupo termina sendo campeão e você com lugar cativo no ostracismo. Não sem motivo.

E Carlos Alberto está de volta… Outro que pintou como um lateral de grande futuro. Mas sem a devida responsabilidade consigo mesmo e com o profissionalismo. Amargou por aí e está de volta ao Bahia com contrato de noventa dias. Talvez com o tempo e a idade avançando tenha aprendido que a vida útil do jogador de futebol é curtíssima e tem de ser aproveitada no auge da juventude. Os cultos às baladas devem ser restritos às folgas. O seu estado físico é que tem de ser cultuado. É só uma questão de pôr os pés no chão e encarar a chance que o Bahia está te dando.

Ávine parece estar trilhando um novo caminho. Surgiu nessa universidade deslumbrado e pecou muito! Agora se tornou o lateral que sempre esteve dentro dele, latente, e se continuar crescendo logo algum clube estrangeiro vai levá-lo embora. Futebol com velocidade e habilidade ele tem. Melhor ainda: sabe encarnar a camisa que já foi de Florisvaldo e Raul Alberto de Paez. Com juízo será ainda muito mais brilhante.

xxx

Renato Gaúcho mexeu certo nas peças e o Bahia enfiou três no Camaçari. Maurício tem que ter um lugar nesse time, assim como Lima tem de ter também. E Ananias, hein? Deve dar orgulho a Nadinho, Marito e Cia. que em boa hora estão sendo homenageados. É bom ver Ananias jogar. Técnico e voluntarioso, joga com um amor imenso ao clube que o revelou. Diria que é imprescindível ao Bahia na atual fase.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você acredita que o Bahia ainda conseguirá vaga na Libertadores?
todas as enquetes