é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 20 de agosto de 2011 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Palhaço sem graça

Ora, viva! E assim o Bahia esteve nas manchetes dos jornais, páginas da web, rádio e TVs do Sudeste. Isto porque o juiz “deu uma ajudazinha” ao não marcar – ufa!! – impedimento no momento em que o Bahia empatou o jogo com o Palmeiras. Dessa vez doeu neles, não? Por que não doeu nas partidas anteriores – todas – quando o Bahia foi prejudicado, para se dizer o mínimo?

O Flamengo foi a Santa Catarina e sentiu o gosto do veneno que ele mesmo costuma aplicar em altas doses, e Ronaldinho correu célere para o seu treinador queixando-se que estava sofrendo pressão psicológica do juiz, que segundo o jogador, ameaçava dar cartão a ele e aos seus companheiros caso reclamassem de qualquer coisa, ou voltassem a falar com ele, juiz…

Ato contínuo a diretoria do time carioca foi à CBF representar contra o árbitro e certamente todos se sensibilizaram… Mas contra o Bahia vale marcar impedimento com a bola saindo das mãos de Ávine em cobrança de off-side – que nostalgia, hein?! –, vale anular gol legítimo, vale não marcar pênalti, tudo isso numa só partida, para não me prolongar falando de todo o campeonato.

No jogo Palmeiras x Bahia um comentarista da TV que transmitia o jogo passou o tempo todo fazendo lavagem cerebral no telespectador tricolor, num claro propósito de subestimar a minha mediana inteligência, ao desmerecer o time do Bahia, que jogava de igual para igual. É muito preconceito dessa imprensa – existem exceções – do eixo Rio-São Paulo, principalmente, contra o futebol da Bahia.

Sempre que posso assisto as emissoras de TV do Sudeste e fico torcendo para, enfim, eles falarem alguma coisa sobre o futebol nordestino… Nada, absolutamente nada! Dedicam programas inteiros aos clubes do Sul e Sudeste e, quando muito, abrem o espaço de minguados segundos de má vontade para falar de algum clube nordestino – parece até sorteio, tipo “falaremos de um clube, qual será? Rápido!”.

São dois países num só Brasil dividido em duas regiões, Sul/Sudeste e Norte/Nordeste. Também pudera, o Brasil foi descoberto no Sudeste (…), pelos Bandeirantes, e Pedro Álvares Cabral nunca passou de uma fraude (…). Pobres brasileiros nordestinos que pensam que foi Cabral o pioneiro e, ainda por cima na Bahia, precisamente em Porto Seguro. Quão pretensioso é o nordestino!…

É bem possível que estejamos equivocados a respeito de Castro Alves, Glauber Rocha, Rui Barbosa, Caetano Veloso, Jorge Amado, Chico Anísio, Luís Gonzaga, Euclides da Cunha e outras inteligências geniais que, supomos, fossem nordestinos.

O primeiro Campeão Brasileiro não é do Nordeste, nem o primeiro clube do Brasil a disputar a Libertadores da América… A essa altura ter um clube Bicampeão Brasileiro é utopia nordestina. São fatos e personalidades desse nipe de nobrezas que a imprensa do Sul / Sudeste não aceita, pode até admitir, completamente constrangida e com aspecto de palhaço sem graça.

BAHIA X SANTOS

Tá na hora de acabar de vez com todas as dúvidas, como diz o excelente goleiro Marcelo Lomba: “esse é o momento de o Bahia mostrar o que quer no campeonato”. Eu também acho. O Bahia de René Simões, Marcelo Lomba, Carlos Alberto, Ricardinho, Jobson & Cia., contra o Santos de Muricy, Neymar, Ganso, Elano & Cia. Uma oportunidade imperdível, Bahia, para mostrar de forma brilhante o que pretende no segundo turno.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a contratação do centroavante Willian José?
todas as enquetes