A torcida se mobilizar e criar movimentos ativos para pressionar o presidente do Bahia é legítimo, coerente devido à paixão, e principalmente elogiável pelo pacifismo do movimento. Democracia é ordem, e não desordem. Exercer a cidadania, ir à luta, protestar, defender ideologias etc., é um direito líquido e certo do cidadão. Até porque esse é um movimento único no Brasil em se tratando de futebol.
É sobretudo exemplar essa mobilização da torcida tricolor. Digo exemplar porque na verdade deixará um legado de ensinamento às torcidas de clubes do Brasil e do mundo por que não dizer? de como se fazer reivindicações civilizadas e inteligentes exercendo a plenitude dos direitos sem precisar usar a abominável violência. O direito de ir e vir, e de se expressar, deve ser assegurado a todos!
Não estou aqui fazendo nenhuma apologia à renúncia do presidente Marcelo Filho. Estou me colocando como analista de uma situação e, apenas achando que ele está usando o direito adquirido de forma legal. A torcida faz o que acha direito e o presidente do Bahia faz o que acha, também, direito. Ou não é assim?
Agora, o que me revolta nisso tudo aí são os políticos querer engabelar a torcida através do movimento, pois este eles estão usando sem cerimônias. Armaram um palanque político à custa de um movimento criado pela torcida do Bahia. Estão querendo aproveitar o momento de crise para conquistar a torcida, aparecer, e angariar os votos no futuro. Será que alguém tem dúvida disso?
O Bahia é realmente uma locomotiva que puxa vários vagões, ninguém quer ficar sem pegar uma carona. Nesta sexta feira, na Fonte Nova, foi uma festa para esses oportunistas. A cultura dos políticos deste País é ficar em cima do muro olhando para onde vai a maioria. E aí não tem amizade, não tem coleguismo, não tem ética, não tem nada que os impeçam de pular para o lado da conveniência de cada um deles. Importante pra eles é lá na frente, nas urnas.
Por falar em oportunismo… Hein, Dr. Ismerin? Que coisa feia foi a sua atitude! Até que V.Sª. poderia pular fora do barco, como de fato pulou, mas a escolha do momento foi completamente equivocada e fora de qualquer bom propósito. Aliás, seu sonho é a presidência do clube, de repente pode ter sido vislumbrada por V.Sª., de alguma forma, essa possibilidade. Só não acredito em Saci-Pererê.
A CORDA BAMBA DOS TÉCNICOS
Em Janeiro deste ano a torcida do Grêmio era unânime pela permanência de Vanderlei Luxemburgo. Agora, a unanimidade é ao contrário, a mesma torcida quer vê-lo pelas costas. Futebol é isso aí, se os resultados não aparecem… Se Luxa cair, podem apostar na volta de Renato Gaúcho ao Grêmio. Enquanto isso, Mano Menezes está de malas pronta para Portugal, mais precisamente para o Porto.
IGUALDADE
O futebol da América do Sul tá muito igual. Não sei se foram os demais países que evoluíram futebolisticamente falando, ou se foi o futebol de Brasil e da Argentina, respectivamente, que involuiu. Fato é que o favoritismo do Brasil e da Argentina que antes passava ao largo, hoje já não existe mais.
TORCIDA RIVAL
Tudo indica que o modelo estatutário do Vitória não esteja mais agradando, ou, no mínimo querem questioná-lo. O movimento que faz a torcida tricolor parece ter mexido com a quietude do torcedor rival. Fato é que nos clubes do Brasil os modelos de cartas magnas terão que ser repensadas e escritas de outra forma. A evolução é indiscutível.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.