é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 01/10/2020 às 12h24

Minha Análise - Botafogo 1x2 Bahia BR2020

Meus Amigos,

Inicialmente, gostaria de agradecer ao convite do Sócio Digital para participar do jogo de ontem, comentando a partida do Esquadrão. Uma experiência muito interessante e que recomendo a todos os sócios do clube. Essa inclusão do sócio na vida do clube é muito salutar, pois permite ao torcedor se sentir mais próximo do time. Fui muito bem recebido, com total liberdade para falar o que queria o que é fundamental. Parabéns pela idéia.

Sobre a partida, o time de Mano Menezes foi a campo com várias alterações em relação à ultima partida, mantendo a idéia do 442, com o retorno de Lucas Fonseca no lugar de Juninho, que está em péssima fase, Nino na lateral direita e o meio campo com Ramires, Elias, Gregore e Clayson, com Gilberto e Marco Antônio na frente. Se antes da partida a escalação de Clayson foi a mais questionada, inclusive por este que vos escreve, desde o início do confronto o camisa 25 mostrou que estava disposto a reescrever sua história no Bahia. Fez bons movimentos pelo lado esquerdo, levando perigo em um bom cruzamento para Gilberto e impedindo a subida do lateral direito botafoguense.

A estréia de Elias no meio campo deu muita qualidade de passe e principalmente tranquilidade ao setor defensivo. A atuação de Gregore, por exemplo, foi bastante superior ao que ele vinha produzindo em 2020, com uma atuação semelhante as que o alçaram à condição de ídolo da torcida. E isso se deu pela presença de Elias ao seu lado. O camisa 5 orientou bastante o time e se destacou muito pela segurança nos passes e tomadas de decisão, além de estar sempre cobrando os companheiros e a arbitragem, algo que não vinha acontecendo antes. Uma liderança natural que estava sendo sentida nos últimos jogos.

O Bahia foi superior ao Botafogo durante todo o primeiro tempo. Jogando praticamente no campo ofensivo, muito mais pelo lado esquerdo, visto que pela direita o time tinha que se preocupar com os avanços do lateral do Botafogo e com o marfinense Kalou. Entretanto o time pecava na finalização. Gilberto cabeceou uma bola sozinho para fora, Ernando obrigou Cavalieri à uma linda defesa e Gilberto não conseguiu desviar o bom cruzamento de Clayson. E Marco Antônio, mesmo um pouco apagado na construção e finalização das jogadas, foi muito importante na bola parada. Cruzou bolas venenosas para Gilberto e Ernando e ainda sofreu a falta que originou o primeiro gol Tricolor. Na cobrança da falta, o camisa 30 botou na cabeça de Gilberto, que finalmente desencantou. 1-0 Bahia.

Ir para o intervalo ganhando era muito importante para o time de Mano Menezes pois a confiança num resultado positivo era necessária. O time fez um bom primeiro tempo e conseguiu traduzir essa superioridade em vantagem no placar.

Para a segunda etapa, o Bahia voltou com a mesma formação. E poderia ter matado o jogo logo aos 7 minutos, quando Clayson achou um lindo passe para Ramires e o camisa 18 isolou. O Botafogo, com 3 alterações no intervalo e mais a entrada do atacante Babi aos 10 minutos foi para o ataque de forma desesperada. Douglas fez uma defesa importante em cabeçada do zagueiro Forster.

Mano Menezes efetuou 2 alterações. Tirou Ramires e Marco Antônio, cansados, e lançou Rossi e Ronaldo, adiantando Elias, passando a jogar num 451. Essa alteração permitiu ao Botafogo subir suas linhas, deixando o esquema de 3 zagueiros e empurrando o Bahia para atrás. E logo depois quase Babi empata, num erro crasso de posicionamento. O atacante alvinegro errou a finalização, dentro da pequena área.

Foram uns 8 a 10 minutos de desencontro do time, até Mano Menezes efetuar mais 2 alterações. Daniel e Elber foram a campo nos lugares de Clayson e Elias e voltaram a levar o Bahia para o ataque. A qualidade de passe do camisa 8 voltou a ser destaque, além da movimentação à frente dos volantes que Elias não conseguiu fazer. E Élber começou a cair nas costas do lateral direito adversário, criando novamente desequilibrios na defesa do time de General Severiano. Daniel inclusive quase marca o segundo gol em belo chute de fora da área, que tirou tinta da trave. Depois, Mano sacou Gilberto e lançou Saldanha.

O Botafogo criou mais uma chance perigosa com Renteria, que Lucas Fonseca desviou para fora e o Bahia teve em Capixaba mais uma chance de gol, que passou perto do gol de Cavalieri. Aos 38 minutos, o Bahia ampliou o placar. Capixaba e Daniel tramaram muito bem pelo lado esquerdo, o camisa 8 encontrou o lateral sozinho e este deu um lindo passe para Élber finalizar. 2-0 e o triunfo cada vez mais próximo.

O Bahia ainda tomou um gol besta pelo lado direito da defesa, com Lucas Fonseca não conseguindo cortar o cruzamento e Pedro Raul marcando. 2-1. E Rossi ainda conseguiu cavar a expulsão do lateral botafoguense, matando um resto de esperança no empate do time carioca.

O time de Mano Menezes mostrou uma postura na maior parte do jogo que agradou bastante a torcida. As mudanças drásticas ocorreram e surtiram resultado. Óbvio que muita coisa precisa ser feita, mas o triunfo e com gol de Gilberto era fundamental para que entremos numa nova fase. Parafraseando o Mestre João Bani, da Embaixada Bahea da Guanabara, ontem era a "primeira rodada" do campeonato para o Bahia e significava uma oportunidade de recomeçar. Graças a Deus e ao nosso Senhor do Bonfim que conseguimos triunfar e sair da zona de rebaixamento.

Douglas - Não vi culpa no gol. Fez belas defesas e passou muita segurança à defesa.
Nino - Fez um primeiro tempo bom, muito pela presença de Ramires e Elias pelo seu lado. No segundo tempo, com Ronaldo e Rossi por aquele setor, sofreu mais. Acho que Rossi nesta função prejudica muito o seu jogo.
Ernando - Fez uma boa partida. Quase marca um belo gol de cabeça.
LF - Foi uma das surpresas na escalação e passou muita segurança ao sistema defensivo. Falhou no gol, mas não diminui a sua bela atuação.
Capixaba - Fez um jogo muito bom. O melhor em campo, com justiça. Como a presença de novos jogadores pelo seu setor elevaram o nível do seu jogo.
Elias - Foi muito bem ao tranquilizar e orientar o sistema defensivo. Não errou passes e soube se impor com a experiência que possui. Está fora de forma mas irá ajudar muito com a sua qualidade. Será titular neste time sem dúvidas.
Gregore - A presença de Elias permitiu que seu bom futebol florescesse novamente. Marcando e tendo liberdade de movimentação, fez uma grande partida, a sua melhor após o retorno do futebol. Espero que consiga manter esse nível de atuação.
Ramires - Foi muito importante taticamente, fechando as subidas do perigoso Victor Luis. Além disso, deu a Nino uma boa opção de jogo. Não poderia ter perdido a chance que teve. Saiu bem cansado. Assim como Elias, é o titular da posição e vai ajudar muito quando estiver na sua melhor forma física.
Clayson - Se foi a maior surpresa da escalação, foi também uma grata surpresa em campo. Deu bastante trabalho pelo lado esquerdo do ataque, criou boas oportunidades e merece os elogios pela boa atuação.
Marco Antônio - Foi decisivo nas bolas paradas e merece novas oportunidades.
Gilberto - Fez um gol importantíssimo. E foi bem na função de prender a defesa adversária.

Rossi - Entrou e conseguiu uma expulsão. Mas ajudou pouco defensivamente. Acho que deve jogar como atacante e não como meia pelo lado do campo.
Daniel - Entrou e deu mais dinâmica ao meio. Arriscou um belo chute de fora da área e ainda achou um lindo passe para Capixaba no segundo gol.
Saldanha - Entrou para ajudar na manutenção da bola no ataque.
Ronaldo - Entrou e foi mal na marcação. Não agregou nada ao jogo.
Elber - Entrou e foi importante para fazer o time voltar ao ataque. E marcou um gol importante para o time sair dessa fase péssima que estamos passando.

Mano Menezes - Fez mexidas importantes e conseguiu dar padrão de jogo ao time. Acredito que está encontrando no elenco soluções para sair desta péssima fase.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.