é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 29/01/2020 às 09h52

Minha Análise - Bahia 2x0 Imperatriz

Meus Amigos,
Em mais um jogo da maratona Tricolor no início de 2020, para mais de 10 mil pagante, o Bahia foi muito superior ao Imperatriz e conquistou seu primeiro triunfo em 2020 com a equipe principal.
 
Atuando de forma muito semelhante à partida anterior, com bom controle das ações ofensivas, sabendo o momento de acelerar e de acalmar o jogo, e com a posse de bola sendo bem executada, movimentação, triangulações e a infiltração dos laterais em diversos momentos, a equipe de Roger Machado mostrou evolução em diversos quesitos importantes para a temporada. A grande quantidade de jogadas efetuadas pelos laterais, ora por dentro, ora indo a linha de fundo demonstra avanço técnico em relação à 2019. Tanto João Pedro quanto Capixaba deram maior qualidade ao setor, sendo verdadeiros construtores de jogadas pelos lados, desafogando o meio campo muitas vezes da responsabilidade de criação. Parece que os nossos "meias" tão solicitados serão os laterais nesta temporada, o que já será um imenso avanço em relação ao ano anterior.
 
Importante registrar este detalhe, pois ontem o primeiro gol saiu de uma jogada que se iniciou com João Pedro, este passou para Gilberto, que serviu Flávio e infiltrou. O camisa 24 para este jogo (numa bela ação do Esquadrão contra o preconceito e também como homenagem póstuma à Kobe Bryant) achou Capixaba com um lindíssimo passe. O lateral somente precisou dar um tapa e servir Gilberto na área para o matador marcar o primeiro gol em 2019 sem goleiro. 1x0.
 
Obviamente que a expulsão facilitou um pouco o trabalho para o Esquadrão, mas as movimentações ofensivas do time foram bem interessantes. Destaco ainda que tanto Elber quanto Clayson não jogaram abertos mas sim fechando, para dar opção de passe no meio e deixar o corredor para a passagem dos laterais. Não foram poucas as triangulações entre os laterais, Flávio/Daniel e os pontas, na primeira etapa. O Bahia poderia ter ido para o vestiário com uma folga maior no placar, se não fosse a incapacidade de finalização em alguns lances e o goleiro adversário em outras.
 
Na segunda etapa, com Rossi no lugar de Daniel, o time Tricolor voltou a marcar cedo. Elber recebeu na esquerda, driblou 2 adversários, entrou na área e marcou um belo gol. 2x0. Detalhe que o Bahia passou a atuar quase que num 424, com Clayson vindo por dentro para armar o jogo. Confesso que não me agradou esta mexida, pois achei o time mais espaçado, até com erros de passe que não ocorreram no primeiro tempo. O jogo ficou resolvido, mas Roger Machado não quis se arriscar. Ao invés de tentar outras opções, como Régis e Arthur Caíke preferiu optar pelas entradas de Ronaldo e Fernandão, que nada produziram. Volto a afirmar. O principal erro de 2019 persiste em 2020: a Gilberto-dependência. A falta de meias ou pontas que se aproximam para uma tabela e que "pisam na área" é um erro do conceito de jogo adotado e que deve ser corrigido.
 
No fim, 2x0 para o Esquadrão. Para segundo jogo da temporada achei que houveram evoluções, principalmente em relação aos pontas, que jogaram mais fechados, para triangular melhor, mas ainda percebo a falta de tabelas entre Daniel e os pontas com Gilberto. Estes jogos servem também para dar rodagem à outras formas de atuar, inclusive com um volante só e 2 meias ou 2 atacantes mais próximos.
 
Anderson - Um mero espectador. Quase não trabalhou.
João Pedro - Foi muito bem no apoio, criando boas chances de gol. Teve um gol anulado, após belo chute de canhota.
Lucas Fonseca - Jogo sem sustos, quase sem trabalho.
Juninho - Praticamente não teve trabalho. Jogo tranquilo.
Capixaba - O melhor em campo, com justiça. Sua capacidade de passe é um dos diferenciais do time para 2020. Fora a tranquilidade para ir ao fundo e cruzar/passar. Quase marca um belo gol na cobrança de falta, mas ela teimou e acertar o travessão.
Gregore - Uma partida regular, até sair machucado. Espero que não seja nada de grave.
Flávio - Uma partida muito positiva. Gostei bastante da forma como se deslocou mais, buscando construir jogadas, algo que não fez no primeiro jogo. Assumiu a função de criar jogadas, o que agregou bastante ao time.
Daniel - Fez um jogo mais ou menos. Acertou passes, ajudou a construir jogadas mas não passou disso. Repito o que escrevi sobre o jogo de sábado. a função dele é: Construir a jogada desde a defesa, trazendo a bola até a parte ofensiva do time. Não é jogador que entra na área para fazer gols. Talvez seja o próximo "meia" a ser questionado neste esquema de Roger Machado. Tem que ser observado isso.
Élber - Mais armador que ponta, fez uma partida interessante. Não somente pelo gol na segunda parte, mas pela forma que abriu espaços para João Pedro e Capixaba com suas infiltrações.
Clayson - Semelhante à Élber, fez uma partida com menos atuação na ponta e mais participação no meio. Precisa chegar mais na área, chutar mais em gol.
Gilberto - Fez um jogo bom. Suas movimentações buscando participar mais das jogadas, saindo da área para não ser somente a referência criaram variações interessantes, como o passe de Capixaba diretamente para ele, que ele chutou pra fora após driblar o marcador, ou a roubada de bola que ele fez e sofreu a falta que originou a expulsão.
Ronaldo - Entrou e pouco produziu.
Rossi - Entrou e pouco produziu.
Fernandão - Entrou e pouco produziu. Ainda tirou um gol de João Pedro, ao ficar impedido e participar do lance. Parece estar mais fino, mais móvel. Entretanto, precisa querer jogar mais, sair da área, arriscar um chute de fora da área. Fazer algo diferente do que vem mostrando (que é muito pouco).
Roger Machado - Vi evolução do time de sábado para ontem, principalmente na relação laterais e pontas, o que entendo ser positivo para a forma como iremos jogar em 2020. Entretanto, ainda percebo Gilberto se esforçando para fazer parte do jogo de equipe, o que Fernandão não consegue fazer. Assim, precisa rever a função de um camisa 9 no time, pois nem sempre Gilberto estará em boas condições físicas e técnicas.
 
Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.