é goleada tricolor na internet

veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia

Coluna

Caio Vasconcelos
Publicada em 07/05/2019 às 12h59

Minha Análise - Bahia 1x0 Avaí

Meus Amigos,


No péssimo horário das 19hrs deste domingo, o Bahia atuou de forma muito convincente e venceu o Avaí por 1x0, em partida válida pela 3ª rodada do Brasileirão 2019.


Antes de analisar a partida em si, gostaria de destacar o público de domino, de forma positiva e negativa. A forma positiva foi a quantidade de torcedores presentes, 19.014, que estiveram junto ao time mesmo nos raros momentos que o Avaí deu trabalho. A forma negativa foi o registro de assédio sofrido por uma torcedora, denunciado através das redes sociais. Como cidadão, como torcedor do Bahia, não consigo aceitar essa postura do torcedor assediador. Mães, esposas, filhas, namoradas, mulheres sozinhas ou acompanhadas de outras mulheres, tem o total direito de ir à Fonte Nova e assistir seu jogo, tomar sua cerveja, sorvete, refrigerante, gritar gol, xingar, extravasar sem ser importunada. E nós torcedores, mesmo não compactuando com essa postura deplorável, temos um papel importante para evitar ou diminuir que isso aconteça, através de denúncia, de auxílio e de uma postura de ajuda a quem está sofrendo esse tipo de ataque. Não é engraçado chamar alguém de gostosa, de puxar pelo braço ou passar a mão em alguém sem o devido consentimento. Se queremos o estado cada vez mais diversificado, civilizado, a presença feminina é fundamental. Juntos somos mais fortes, juntos somos um só. O Esporte Clube Bahia.


Feito esse destaque, gostaria de elogiar o goleiro do Avaí, Wladimir. Atleta de Ipiaú (ives), foi jogador do Bahia nos anos de 2009. Uma pena ter saído de forma tão precoce. Mesmo após o resultado negativo, foi decente, digno ao elogiar o Tricolor nas redes sociais. Esse seria um grande nome para ser acompanhado e monitorado para 2020. Foi fundamental para que o time catarinense não fosse goleado pelo Esquadrão.


O time de Roger Machado voou no 1º tempo. Uma das melhores atuações do Bahia em muito tempo na série A. Passagens dos laterais, infiltrações dos meias, tabelas e movimentações dos atacantes. Se não fosse o arqueiro avaiano e a má pontaria de Gilberto, arrisco dizer que o placar correto deveria ter sido 4x0 na primeira etapa.


O esquema 442, com Artur e Ramires pelos lados, infiltrando e dando o corredor para Nino e Paulinho, funcionou muito bem. O 352 de Geninho não conseguia encaixar a marcação. Além disso, Douglas Augusto e Gregore também faziam ultrapassagens, tabelavam, empurrando a defesa para a pequena área. LF, numa atuação muito segura, ainda chegou ao meio campo algumas vezes para construir jogadas, o que confundia o adversário. Realmente deu gosto de ver o Bahia no 1º tempo. Mesmo com a mudança forçada, devido a saída de Arthur Caíque para a entrada de Rogério, o time não esmoreceu. O “doido” fez boas jogadas, e numa delas quase marcou, se não fosse novamente Wladimir. O gol tricolor saiu após falha da zaga catarinense. Artur Cambalhota, o anão tricolor e um dos melhores em campo, roubou a bola e na saída de Wladimir bater no contrapé. O arqueiro defendeu e ela sobrou para o camisa 98 guardar. 1X0 e cambalhota pra galera. Após o gol, o Bahia ainda poderia ter ampliado mas não teve sucesso.


Na segunda etapa, o jogo foi um pouco mais difícil. Geninho fez alterações interessantes, fechando os espaços do meio campo, dificultando a transição rápida do Bahia. Além disso, começou a forçar o jogo aéreo, causando alguns calafrios na torcida Tricolor. O Bahia ainda criou belas chances de ampliar o placar, mas Douglas Augusto e Gilberto pararam em lindas defesas de Wladimir e Nino bateu rente a trave. Aliás, esse lance de Gilberto foi sensacional. Linda jogada que culminou com um corta-luz de Gregore, drible da vaca do camisa 9 no zagueiro e finalização forte para bela defesa do arqueiro avaiano. Aplausos na Fonte Nova.


No último minuto, um descuido do Bahia quase causou o empate. A bola estava com Rogério na ponta. Nino infiltrou e recebeu o passe, mas Wladimir se antecipou. De forma rápida, o goleiro lançou para o centroavante de quase 2 metros de altura que dominou na intermediária, sofrendo uma falta de Gregore. Na cobrança, bola na área e cabeçada perigosíssima que Douglas fez uma linda defesa, garantindo o triunfo e a 5. colocação.


Douglas – Fez uma defesaça que garantiu o resultado. Além disso, acertou muitos passes com o pé, algo que era bastante criticado. É um grande goleiro.

Nino – Matou a pau. Chutou de direita, de esquerda, quase marcou. Cada dia joga melhor.

Ernando – Seguro, fez o simples e não complicou.

LF – Fez uma partida muito boa, diferente dos jogos anteriores. Espero que se mantenha nesse nível. Acertou todos os desarmes e fez belos passes.

Paulinho – Fez uma partida muito interessante. Conduziu bem as passagens, fez bons cruzamentos, como o que Artur Cambalhota furou dentro da pequena área. Continuo achando que merece novas oportunidades, visto sua velocidade e bons cruzamentos.

Gregore – Voltou ao seu altíssimo nível de exibição. Atuação muito consistente, com boa chegada ao ataque. Altíssimo nível.

Douglas Augusto – Fez uma partida muito segura. Marcando e atacando. Chegou bastante na frente, tanto arrematando em gol, quanto achando passes em profundidade. Serviu Gilberto com muita qualidade.

Ramires – Foi mais tático do que individual. Mas fez boa movimentação e bom trabalho de organização do time. Abriu muitos espaços com sua movimentação sem bola.

Artur – Fez um jogo muito bom, de movimentação e foi coroado com o belo gol. Tem crescido de produção.

Arthur Caíque – Vinha bem até se lesionar. Estava mais móvel, mais participativo. Espero que volte logo.

Gilberto – Merecia ter feito um gol. Fez uma belíssima partida.

Shaylon – Entrou mal. Ainda muito longe do que se espera dele. Poderia chutar mais em gol, infiltrar mais.

Eltono – Lutou muito, fechando os espaços

Rogério – O “doido” entrou e deu velocidade ao time. Tentou algumas vezes, sem sorte. Vai ajudar bastante.

Roger Machado – feliz nas escolhas. parabens pelo belo jogo.

Outras colunas
comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros. O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.