é goleada tricolor na internet
veículo informativo independente sobre o esporte clube bahia
Publicada em 1 de fevereiro de 2015 às 00:00 por Autor Genérico

Autor Genérico

Inteligência estratégica caseira

Quantas vezes na história o impossível se tornou realidade? Não precisamos ir longe. Quem diria que o Bahia com todas as dificuldades financeiras e estruturais pudesse ser campeão brasileiro até 1988?

O Bahia precisa de um líder com inquietação. Aquela pessoa que todo dia pense em fazer algo novo. De quem não se conforma com o ranço histórico de pequenez de quase todos os dirigentes no futebol baiano. Esse argumento que aqui é assim, é assado, é de quem nunca vivenciou ou estudou sobre gestão de mudanças.

O conformismo engessa qualquer possibilidade de mudança. Steve Jobs, co-fundador da Apple (uma das maiores empresas de tecnologia do mundo) dizia que não precisamos fazer melhor, e sim fazermos diferente. A Inquietação de Jobs o transformou num dos maiores empreendedores do mundo.

Muitos criticam a centralização operacional do Esquadrão no novo Centro de Treinamento (CT), pela distância com relação ao Fazendão, mas esquecem da gama de benefícios que o mesmo trará ao clube. A contrapartida com a venda do Fazendão (avaliado em mais de 15 milhões de reais) será muito mais interessante. Daria para recuperar a certidão negativa e contar com o patrocínio da Caixa (avaliado entre 6 a 9 milhões de reais por temporada), também sobraria dinheiro para pagar parte dos acordos trabalhistas.

Operando exclusivamente no novo equipamento, teríamos viabilidade para fechar o Naming Rights (direito de propriedade sobre nomes), já que atrairia o time profissional para o espaço. Transformaríamos uma despesa em receita. Isso poderia gerar até R$ 1 milhão/mês no fluxo de caixa do Bahia.

O Bahia precisa de soluções inovadoras para quitar suas dívidas e aumentar sua receita anual, mas acima de tudo de inteligência estratégica para reposicionar a marca no seu devido lugar.

comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.

enquete

Você aprova a contratação do centroavante Willian José?
todas as enquetes