No decorrer de um jogo, o presidente de um clube tem de manter-se sereno, no seu lugar, observando atentamente os fatos, e entender que enquanto presidente ele é uma instituição e não um torcedor que deixa-se levar pela emoção irracional. Pleno dessa consciência, após análises dos fatos, ele toma as providências cabíveis junto a quem de direito, se no seu parecer ele achou que seu clube foi vítima de erro da arbitragem.
Falo do presidente Marcelo SantAna, que ao invés de implantar a sua filosofia disciplinar no departamento de futebol e exigir assimilação por parte dos jogadores, fez exatamente o contrário ao entender que acobertar a indisciplina de um atleta seria melhor. Então desceu para os corredores que dão acesso aos vestiários da Fonte Nova e dirigiu-se acintosamente ao árbitro Leandro Vuaden, pressionando-o de forma injusta e até podendo complicar ainda mais a situação do clube.
Será que ele não sabe que o árbitro é soberano no jogo e não menos que isso a súmula feita por ele? Será que ele não imaginou que poderia complicar o clube somando o seu comportamento ao do jogador Kieza?
Jogador não tem de tirar camisa para comemorar gol. Acho isso um desrespeito ao clube que o paga para honrar essa camisa com exemplos de dignidade e respeito, inclusive, aos patrocinadores que estampam suas marcas na camisa. Tirar a camisa é ato de desrespeito, sim, para com o clube e seus patrocinadores — por exemplo, fico indignado quando vejo um jogador comemorar um gol tirando a camisa e jogá-la ao chão, isso é o supra-sumo do desrespeito ao clube e à torcida.
O erro parte da administração do clube, que ao que parece não adverte o jogador sobre as consequências do ato de tirar a camisa, já que essa proibição vem da FIFA e tem de ser cumprida, sob pena de punição. O cara começa o jogo já com um cartão amarelo, ainda quer ter razão e o seu presidente o apoia… onde será que vai parar isso?
O Leandro Vuaden acertou de acordo com a regra. Ele até poderia não dar o cartão já que o lance foi anulado e o jogo era um clássico regional que mexe com um estado em peso, porém ele estaria contrariando a regra e passível de advertência pelo departamento de árbitros.
Kieza deveria ser multado pela diretoria porque aquele gesto de apoio a uma facção profissional foi de extrema infantilidade, sobretudo porque jogador não tem de estar defendendo duas instituições ao mesmo tempo, e ele estava com uma segunda camisa por baixo para apresentá-la na hora que marcasse um gol. Ele é pago pelo clube e deve prestar satisfação a toda uma nação, e não a essa ou aquela facção apenas.
Não culpo nem o jogador com o seu potencial para criar esse tipo de problema, culpo a diretoria porque não estabelece uma regra disciplinar dentro do clube para evitar vexames como aquela derrota para o rival — esse vexame você deve ao torcedor do Bahia, Kieza, porque você mudou o resultado do jogo.
— Aliás, vexame dentro da Fonte Nova virou coisa corriqueira para a torcida tricolor. Empates com Luverdense, Sampaio Corrêa, América Mineiro e outros de pouca expressão técnica têm sido a tônica.
Quando o Bahia perdeu o título de campeão do Nordeste, eu comecei a criar dúvidas sobre a qualidade do time, porém creditei ao cansaço devido à sequência de jogos e acreditei que contratações criteriosas seriam feitas para suprir as perdas que o Bahia havia tido com as saídas de Barbio, Lomba, Fahel, Rhayner, Bruno Paulista e, por último, Titi.
— A saída de Titi eu credito à torcida, assim como a do Lomba, porque o presidente não teve capacidade de bancar a permanência dos dois, não peitou a insatisfação desmedida da torcida. Mas bancou a permanência do técnico sem se importar com os apelos do torcedor.
Quando Marcelo SantAna, antes de tomar posse, despediu Fahel via imprensa, eu avisei: Errou! Hoje ele faz falta pela sua voluntariedade e versatilidade, poderia estar jogando na zaga devido ao seu grande potencial em bolas aéreas — grande terror do Bahia na temporada — e a posterior saída de Titi não seria tão sentida como está sendo. O Bahia perdeu a saída de bola ali da “cozinha” e Sérgio Soares jamais conseguiu montar um sistema defensivo sequer razoável…
Lomba, qual goleiro supriu a sua saída? Os que aí estão são fracos. Barbio, é atualmente um dos melhores jogadores da Primeira Divisão, jogando onde gosta, que é na ponta direita — sem essa de beirada. Rhayner, tá mal pra caramba no rival, né? Mas este, parece-me, saiu na anterior gestão fracassada, que acabou levando o Bahia para a Segundona.
Ainda tem mais: o dinheiro de Bruno Paulista sustenta o Bahia até hoje? Quem quer subir não enfraquece o elenco, reforça-o. Se o Bahia não subir, o “mérito” é todo da diretoria, sim senhor. Fahel está muito bem no Paysandu e ainda tem Gamalho que achei uma precipitação ter sido dispensado. A torcida também tem culpa porque exige que o mediano se transforme em excelência e o clube não pode ter excelências porque elas custam caro.
No Bahia de Marcelo SantAna tá faltando sensatez. Até tenho defendido a sua administração por entender que o Bahia não é um clube para ser resolvido em médio prazo, precisa de trabalho e tempo, mas o presidente se perde um pouco quando confunde austeridade com ostentação no cargo. Precisa deixar de tanto adorar a mídia do Sudeste, senão acabará no lugar comum do narcisismo.
SÉRGIO SOARES
Saiu daqui para Belém entubado, tinha essa notícia desde a segunda feira, às 11:45, mas não havia confirmação. Alguém me enviou um Whats dizendo apenas que Sérgio havia caído… deixaram pra tirar o tubo no Pará, só isso.
JOGO EM BELÉM
Empate com sabor de derrota porque jogou 33 minutos com um a mais e parecia que o Bahia era quem estava em desvantagem numérica. João Paulo Penha — péssimo! — cansou de perder gols e precisa mostrar muito mais que aquilo apresentado em Belém. Fraco, muito fraco esse time do Bahia e começa a ficar desanimador para o torcedor, exceto se já estavam perdendo a confiança em Sérgio.
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.