Um jogo bem mais ou menos, onde SÓ O GRAMADO foi um espetáculo a parte. O que é essa drenagem de Pituaçu? Com tanta água daquele jeito e a bola rolava bonita, longe de ser castigada pela chuva. Pela chuva, né? Porque outros castigos a bola recebeu.
Eu acreditava numa mudança de postura do Bahia com a chegada de Falcão. E ela foi nítida nos primeiros jogos comandados por ele. Acho que os jogadores saíram de uma mesmice e se descobriram capazes de aprender mais coisas, de aprimorar o futebol, de expandir suas concepções e se interessar em romper com a pseudo-tentativa-tupiniquim de se fazer mais-do-mesmo (e olha que bem pouquinho).
Mas não! Falcão chegou e, meninos, eu vi! Eu vi o Bahia jogar bonito, pra cima, valorizar a posse de bola e marcar como gente grande. E não foi por que estava num campeonato estadual de baixo nível técnico. Houve realmente uma mudança na postura em campo, de mentalidade.
Parece que a evolução parou. Pior! Em alguns momentos, fica claro que até mesmo retrocedemos. Será que a insegurança de Falcão começou a tomar conta? Será que houve alguma conversa sobre resultados? Infelizmente, tudo o que eu falar a respeito não passará de teoria da suspeitabilidade. Prefiro falar sobre coisas concretas.
A verdade é uma só: um campeonato com 20 times na primeira divisão. Existem grandes diferenças nas folhas salariais? Evidente! Diferentes perfis de craques. De jogadores que, se não são do nosso time, dá até raiva de ver jogar. E critérios diferentes para rotularmos os plantéis: fraco, forte, ofensivo, retranqueiro, leve, experiente… cada um a seu estilo.
Mas se jogo de futebol fosse decidido na teoria, não precisaríamos de bola rolando pra decidir o campeão. Aí é que está a graça e que se fazem valer os verdadeiros diferenciais, os detalhes, que tanto os deuses do futebol se utilizam: lance isolado, sorte, gol contra, um dia da caça, outro do caçador, melhoria em desempenho, apatia, garra, talento e tantos mais.
Então Esporte Clube Bahia, já que está na disputa da Série A (!!!) do Brasileirão, jogue sem medo! Sem esse respeito exacerbado com o adversário, se menosprezando. Como se o Bahia não tivesse conquistado o direito de ali estar, ou como se tivesse que pedir licença para se fazer grande.
Gente, o time B do Santos é o time B do Santos!! Preciso desenhar? Era para ter partido pra cima, amassado! Com direito ao recado, para quem quisesse ouvir: Tragam seus melhores times para jogar no Pituaçu; quem trouxer time pela metade, vai sair doído por inteiro.
Acho que deixamos passar uma clara oportunidade de dizer quem somos. Pra nós mesmos. Já de cara. Com futebol e pensamento de Série A. Sulamericana não é bobagem, mas eu quero é Libertadores! Esse é o tamanho do Bahia!
Pra encerrar, não sei o motivo. Mas algo está errado na preparação física do Bahia. Ah, tem sim! O DM do time está mais animado que minhas dms no twitter. E olha que em matéria de twitter, eu mando muito bem…
comentários
Aviso: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do ecbahia.com.
É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral, os bons costumes ou direitos de terceiros.
O ecbahia.com poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios
impostos neste aviso ou que estejam fora do tema proposto.